Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA HELENA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA HELENA DA SILVA
DATA : 13/11/2019
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de reuniões - Departamento de Fonoaudiologia
TÍTULO:

RELAÇÃO DO SISTEMA FONOLÓGICO DA ORALIDADE E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM CRIANÇAS PRÉ–ESCOLARES DE BAIXA RENDA


PALAVRAS-CHAVES:

Linguagem Infantil, Fala, Aprendizagem, Carência socioeconômica.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

A linguagem escrita é uma extensão da linguagem oral e seu desenvolvimento ocorre sob a influência de vários fatores, dentre os quais podemos destacar os níveis da linguagem oral, como a fonologia, e as habilidades do processamento fonológico. O nível fonológico da oralidade está relacionado ao sistema de sons presentes em uma determinada língua e o mesmo tem demonstrado possível relação com o desenvolvimento da leitura e escrita. A consciência fonológica é uma das habilidades do processamento fonológico de grande influência para a aquisição da linguagem escrita. Objetivo: Avaliar o sistema fonológico da oralidade e a consciência fonológica em crianças pré-escolares de baixa renda e correlacionar as habilidades entre si. Método: Estudo do tipo observacional, transversal, retrospectivo e documental. A amostra será composta por 96 crianças do nível IV da educação infantil, estudantes de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de 3 regiões da cidade de Natal/RN (Oeste, Sul e Leste), com idade entre 5 e 6 anos e 11 meses, de ambos os sexos. Serão analisados os resultados das avaliações da fonologia do Teste de Linguagem Infantil - ABFW e a consciência fonológica do instrumento CONFIAS. Para a análise do nível fonológico da oralidade, será considerado a porcentagem de consoantes corretas (PCC-R) e a produtividade dos processos fonológicos e, para a consciência fonológica, serão considerados os acertos das habilidades silábicas, fonêmicas e o escore total. Resultados parciais: a amostra até o momento foi composta por 39 crianças, 17 (43,5%) do sexo masculino e 22 (56.5%) do feminino com idades entre 5 anos e 6 anos e 11 meses. Na avaliação dos processos fonológicos na prova de nomeação foi observado que 24 (61,5%) crianças obtiveram ao menos um processo produtivo e 12 (30,7%) na imitação, e que os processos mais frequentes foram a simplificação de consoante final e simplificação de encontro consonantal na nomeação e posteriorização para palatal e simplificação de encontro consonantal na imitação. Houve aumento na média do PCC R na imitação (96,1%) em relação a prova de nomeação (94,9%); correlação positiva entre as provas de fonologia (nomeação e imitação) e consciência fonológica, porém não houve correlação entre o PCC R e a consciência fonológica


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2143029 - CINTIA ALVES SALGADO AZONI
Externa à Instituição - HAYDÉE FISZBEIN WERTZNER
Externa à Instituição - ISABELLE CAHINO DELGADO - UFPB
Notícia cadastrada em: 12/11/2019 08:43
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