Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSIKA SANTIAGO DA ROCHA

DISCENTE : JÉSSIKA SANTIAGO DA ROCHA
DATA : 04/09/2018
LOCAL: Sala de aula do PPGFON no Prédio da Fonoaudiologia

“Resposta a Intervenção (RTI) de habilidades metalinguísticas em escolares do primeiro ano do ensino fundamental

linguagem, fonoaudiologia, alfabetização, leitura, aprendizagem.

O programa de Resposta à Intervenção – RTI possibilita auxílio a escolares por meio de atividades que estimulam habilidades específicas, com possibilidade de melhora no desempenho escolar e na identificação de estudantes com baixo desempenho. Objetivo: Verificar a eficácia de um programa de RTI em escolares do primeiro ano do ensino fundamental. Método: Participam 57 crianças, com idade entre 06 e 07 anos, de uma escola pública de Natal/RN, divididas em dois grupos: Grupo Intervenção (GI) e Grupo Controle (GC). As habilidades avaliadas e seus respectivos instrumentos utilizados são: consciência fonológica: Teste de Consciência Fonológica – Instrumento de Avaliação Sequencial CONFIAS; acesso fonológico ao léxico mental: Teste de Nomeação automática rápida; Memória fonológica de trabalho: Prova de não palavras e dígitos; Reconhecimento de letras: Subteste de identificação de letras – PROLEC; vocabulário expressivo: Substeste vocabulário – Teste de Linguagem Infantil ABFW. As atividades da intervenção foram elaboradas a partir de habilidades metafonológicas e de vocabulário, aplicado três vezes na semana, com tempo estimado de 45 minutos cada. Resultados preliminares: Até o momento, em situação pré intervenção, verificou-se que o desempenho na maioria dos testes, para ambos os grupos se encontram abaixo do esperado para a faixa etária e escolaridade das crianças; há correlação entre a habilidade de reconhecimento de letras com as demais, a consciência fonológica com nomeação automática rápida e memória de trabalho fonológica, a nomeação automática rápida subcategorias do vocabulário; a memória de trabalho, além das correlações já apresentadas, também se correlaciona com o vocabulário.

Presidente - 2143029 - CINTIA ALVES SALGADO AZONI
Interno - 421717 - MARIA ANGELA FERNANDES FERREIRA
Externo ao Programa - 1321136 - IZABEL AUGUSTA HAZIN PIRES
Notícia cadastrada em: 29/08/2018 12:22