Banca de DEFESA: TAYNAH NERI CORREIA CAMPOS

DISCENTE : TAYNAH NERI CORREIA CAMPOS
DATA : 02/12/2022
LOCAL: Sala virtual Google Meet

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE APLICATIVO EDUCATIVO PARA MELHORIA DO SONO EM PUÉRPERAS

Privação do sono; Educação em saúde; Período pós-parto.

O autoaprendizado de puérperas, por meio do acesso a conteúdos baseados em evidências científicas sobre formas de melhorar o sono no período pós-parto, pode constituir-se em uma das estratégias de prevenção da privação do sono e agravos associados. Na atualidade, destaca-se a utilização de tecnologias móveis (smartphonestabletsnotebooksE-readers, dentre outros) para acesso a conteúdos que facilitem a autoaprendizagem. Desse modo, o objetivo deste estudo foi construir e validar um aplicativo educativo denominado “Sono pós-parto” para dispositivos móveis. O estudo foi realizado em três etapas: 1) revisão bibliográfica; 2) construção do aplicativo; e 3) validação do conteúdo, aparência e usabilidade do aplicativo. O conteúdo educacional disponibilizado no aplicativo foi oriundo de artigos dos últimos dez anos obtidos por meio de uma pesquisa bibliográfica integrativa, usando as bases de dados eletrônicas do PubMed e outras referências importantes. Os termos de pesquisa incluíram os Descritores em Ciências da Saúde – DeCS: sono, pós- parto, privação do sono e perturbação do sono. Para construção do aplicativo foram utilizados programas de desenvolvimento de software (SDK) para dispositivos Android. O aplicativo foi elaborado com linguagem Javascript para uso off-line em smartphones tablets. Essa etapa de elaboração seguiu a metodologia de co-design adaptado de Millard. A validação de conteúdo e aparência foi realizada por cinco juízes com experiência em Cronobiologia Humana e titulação mínima de mestre, por meio do cálculo do Índice de Validação de Conteúdo (IVC) obtido. Ainda nesta etapa, a avaliação de usabilidade foi realizada pelo questionário System Usability Scale (SUS) preenchido pelo público-alvo formado por 36 puérperas do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), após uma semana de uso do aplicativo. O aplicativo culminou em 19 telas, sendo a tela inicial de “Menu” constituída por quatro domínios intitulados (1) Importância do sono de boa qualidade; (2) Sono no pós-parto; (3) Sono adequado no pós-parto; e (4) Puérpera: estratégias para melhorar o sono. A maioria dos juízes que participaram da validação de conteúdo e aparência eram biólogos com experiência docente em Cronobiologia e Sono, com idade entre 35 e 45 anos. O índice de avaliação do conteúdo (IVC) apresentou 100% de concordância em todos os itens, enquanto que a avaliação de aparência variou entre 80% e 100%, denotando a realização de ajustes. O perfil das puérperas que participaram da etapa de validação de usabilidade do aplicativo apontou prevalência de parto normal, escolaridade de segundo grau completo e multíparas. O questionário System Usability Scale (SUS) obteve escore superior a 75 pontos, sendo considerado bom e aceitável. Desse modo, o aplicativo “Sono pós-parto” pode ser considerado uma ferramenta de grande potencial para uso no ensino-aprendizagem em assuntos relacionados a aspectos do sono destinado às puérperas, assegurando aos desenvolvedores a sua aplicabilidade e a disponibilização nas plataformas digitais de forma segura e confiável.

Interna - 3549899 - FABIANA BARBOSA GONCALVES
Interno - 3143237 - RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA