Banca de DEFESA: POLYANA LORENA SANTOS DA SILVA

DISCENTE : POLYANA LORENA SANTOS DA SILVA
DATA : 28/06/2022
LOCAL: Google Meet

PROTOCOLO PARA IMPLANTAÇÃO DE SALA PARA CUIDADOS EMERGENCIAIS NO SETOR DA OBSTETRÍCIA

Sala de Estabilização. Protocolo. Obstetrícia. Emergência.

O presente estudo foi pensado a partir da necessidade de encontrar soluções para os problemas diários observados durante a assistência obstétrica frente as urgências e emergências materna, de modo a elaborar uma proposta de protocolo apresentando e identificando se existem ações essenciais e/ou relevantes que possibilitem sanar as dificuldades observadas no setor da obstetrícia do Hospital do Seridó, município de Caicó/RN. O fator preponderante para escolha do tema se deu em virtude do alto índice de cesarianas, ausência de protocolos assistenciais no serviço e falta de ambiência para os atendimentos emergenciais. Tem como objetivo geral construir ferramenta normativa de ensino para implantação de sala para cuidados emergenciais no setor da obstetrícia do Hospital do Seridó, município de Caicó, estado do Rio Grande do Norte. Metodologicamente, trata-se de uma revisão de literatura, integrativa, descritiva, de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, baseando-se em estudos, protocolos e documentos que normatizem a assistência obstétrica. A busca na literatura foi realizada entre os meses de abril e julho de 2021, por intermédio da BVS, utilizando-se as seguintes bases de dados: LILACS, SCIELO, MEDLINE, utilizando os descritores: Protocolo, Obstetrícia e Emergência, e através de busca dirigida, por intermédio do google acadêmico, utilizando as palavras chave: Sala de Estabilização, Protocolo e Obstetrícia. A partir dos critérios de inclusão e exclusão, elencados para delimitar o estudo, foi possível identificar um total de 85 estudos. A seleção dos estudos ocorreu conforme os títulos, resumos e conteúdo integral, sendo selecionados 4 estudos para compor o trabalho. Os resultados foram apresentados através de fluxograma do material obtido, analisados, confrontados e discutidos mediante a construção de quadros-resumo e categorias de análise. A partir do estudo, foi possível considerar que verificou-se uma dificuldade de encontrar material acerca da temática em questão, evidenciou-se a importância da assistência padronizada, baseada em evidências e pautada em aporte teórico, de modo a reduzir os riscos, as complicações, os índices de mortalidade materna, e relevância em proporcionar uma assistência obstétrica qualificada, efetiva e segura. Considerando que a inexistência de ferramentas normativas do ensino são fatores de risco para o agravamento das intercorrências e lesões frente as urgências e emergências obstétricas.

Presidente - 2075537 - LILIANE PEREIRA BRAGA
Interna - 2166798 - ADALA NAYANA DE SOUSA MATA
Externa à Instituição - CRISTYANNE SAMARA MIRANDA DE HOLANDA DA NÓBREGA - UERN
Notícia cadastrada em: 21/06/2022 08:33