Banca de DEFESA: LUCYPAULA ANDRADE PINHEIRO FERNANDES

DISCENTE : LUCYPAULA ANDRADE PINHEIRO FERNANDES
DATA : 07/08/2020
LOCAL: Videoconferência

PROPOSTA DE MATRIZ DE COMPETÊNCIAS NA ÁREA DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA

Educação Médica. Educação Baseada em Competências. Diagnóstico por Imagem.

A Educação Médica Baseada em Competências vem sendo muito discutida e sua utilização pelas escolas médicas tem sido incentivada no cenário nacional e também internacional. Na educação médica, o Currículo Baseado em Competências deve conter a descrição de competências e habilidades a serem adquiridas pelo estudante ao longo do curso, que, por sua vez, devem ser redigidos na forma de objetivos de aprendizagem. O objetivo desse
estudo foi a estruturação de competências específicas na área de Diagnóstico por Imagem na Graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM-RN). O presente estudo foi realizado em duas etapas: 1) realização de pesquisa de literatura e análise documental; 2) estruturação de uma proposta de Matriz de Competências na área de Diagnóstico por Imagem na graduação em Medicina como produto educacional. Os resultados dessa revisão apontaram a ausência de descrição de objetivos de aprendizagem na literatura nacional. Entretanto, em documentos internacionais existiam consensos e guias publicados por Sociedades de Radiologia. Dessa forma, usando esses documentos como referenciais, foram estruturados objetivos de aprendizagem na área de Diagnóstico por Imagem na graduação em Medicina da EMCM-RN, e foi realizada a distribuição longitudinal em 21 dos 24 módulos temáticos que correspondem aos quatro anos iniciais do curso.

Presidente - 3549899 - FABIANA BARBOSA GONCALVES
Interno - 1348383 - GEORGE DANTAS DE AZEVEDO
Interno - 2962496 - RAFAEL BARROS GOMES DA CAMARA
Externo à Instituição - SIMONE APPENZELLER - UNICAMP