PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Teléfono/Ramal: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de QUALIFICAÇÃO: RUBENIGUE DE SOUZA SILVA

DISCENTE : RUBENIGUE DE SOUZA SILVA
DATA : 04/02/2019
LOCAL: Sala F1 do Setor de aulas 3 da UFRN

Caminhos da reação: Um jogo educativo como ferramenta de avaliação de uma sequência didática do conteúdo taxa de desenvolvimento da reação.

Sequência didática. Jogo didático. Caminhos da reação. Taxa de desenvolvimento da reação

O processo de ensino e aprendizagem em química é considerado ainda um grande desafio para muitos docentes e discentes, que convivem com as dificuldades enfrentadas pelo educando em relação a essa disciplina que apresenta elevado grau de complexidade e dificuldade de compreensão. Por estas razões, é essencial a busca de recursos didáticos que facilitem o entendimento dos conteúdos dessa matéria. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo desenvolver uma sequência didática sobre o conteúdo taxa de desenvolvimento da reação, “cinética química”, utilizando temáticas como alimentos, meio ambiente, química dos combustíveis e catálise, além de elaborar e utilizar um jogo educativo como ferramenta de auxílio ao ensino e aprendizagem de química. A pesquisa será qualitativa e a escolha desse tema foi devido a dificuldade de entendimento e abstração dos discentes em relação a alguns conceitos e, além de muitos docentes que encontram dificuldade na  abordagem por causa do caráter tanto empírico como abstrato. A utilização da sequência didática motivou uma melhor configuração da organização dos conteúdos, assim como propõe Zabala (1998). Por outro lado, o jogo didático é uma forma do discente adquirir conhecimentos por meio de métodos alternativos aos modelos tradicionais de ensino, incorporando características lúdicas dos jogos aos conceitos e conteúdos, que potencializam a discussão de ideias, como salienta Soares (2008), em “Atividades lúdicas no ensino de química”. O trabalho foi aplicado em duas turmas da 2ª série do ensino médio, e iniciou-se com uma sequência didática de quatro blocos, duas aulas cada bloco, perfazendo um total de oito aulas. Foram utilizados livros didáticos, vídeos, notícias de jornais, simulador Phet e espaço para diálogo, envolvendo problemáticas do cotidiano e a contextualização local e global. Em seguida, foram utilizadas duas aulas para aplicação do jogo didático “Caminhos da reação”, que foi dividido em temas iguais aos da sequência didática. Os dados foram coletados através de gravações feitas em sala de aula, diário de campo e formulários. Para a análise e tratamento dos dados, será utilizada a técnica de triangulação dos dados, que tem objetivo de abranger a máxima amplitude na descrição, explicação e compreensão do foco em estudo, nas pesquisas de cunho qualitativo. Foi possível notar um ótimo desempenho na aplicação da sequência didática com os primeiros resultados obtidos dos formulários aplicados, assim como a nítida percepção do papel modificador do jogo didático que proporciona momentos singulares em sala de aula.

Externo ao Programa - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
Interno - 1569330 - GRAZIELLE TAVARES MALCHER