Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO TONY ERICK GERMANO

DISCENTE : FRANCISCO TONY ERICK GERMANO
DATA : 05/08/2021
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/acm-ohia-bdb >

A Gestão da Informação no processo de contratação pública da Universidade Federal Rural do Semi-Árido: um estudo de caso nos contratos de serviços terceirizados

Gestão da Informação, fluxos informacionais, processo de contratação pública

As contratações públicas tem sido pauta de discussões cada vez mais aprofundadas por parte do governo, órgãos controladores e sociedade civil. A importância dessa temática está relacionada ao grande volume de recursos financeiros que são empregados todos os anos para aquisição de bens e serviços pelos órgãos públicos, impactando diretamente nas contas. Além disso, esses processos se caracterizam por ter uma forte burocracia e complexidade, com uma grande quantidade de informações a serem geridas, provenientes tanto do ambiente interno como externo da organização. Isso ocasiona, por muitas vezes, a realização de contratações ineficazes e que não atingem os objetivos propostos. Na UFERSA, os processos de contratações de serviços correspondem a quase 30% das despesas empenhadas pelo órgão nos anos de 2019 e 2020, evidenciando a sua relevância no âmbito da instituição. Dessa forma, esta pesquisa visa contribuir com a melhoria do processo de contratação pública de serviços terceirizados da instituição tendo como base na gestão da informação. Conforme apontado por Belinski e Frederico (2019), a gestão da informação tem o potencial de proporcionar melhorias na eficiência dos processos de aquisições de materiais e serviços e auxiliar o tomador decisão na observância dos limites legais impostos pela legislação. Para tanto, o percurso metodológico prevê uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e que usa no método de procedimento o estudo de caso. Para a coleta de dados, serão aplicadas entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pelo processo de contratação da instituição e os fiscais dos contratos firmados após a contratação, além de pesquisa documental. Após a coleta de dados, eles serão analisados e categorizados conforme as etapas do processo de gestão da informação presentes nos estudos de McGee e Prusak (1994), Lesca e Almeida (1994) e Beal (2004), além da triangulação dos dados obtidos nas entrevistas e pesquisa documental. Ao final do estudo serão propostos produtos e serviços informacionais que contribuam para a melhoria com a eficiência de contratação pública da instituição.

Externo à Instituição - ANTONIO ERIVANDO XAVIER JÚNIOR - UFERSA
Interna - 1225081 - LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
Presidente - 1216931 - WATTSON JOSE SAENZ PERALES
Notícia cadastrada em: 23/07/2021 12:51