FATORES PROMOTORES DO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UFRN
Alinhamento Estratégico. Fatores Promotores. Tecnologia da Informação.
Considerando o ambiente organizacional cada vez mais dinâmico, é preciso que as organizações estejam aptas a tornar clara a sua visão e a sua missão, e traduzi-las em ações, enxergando oportunidades para estimular um melhor desempenho presente e futuro. Dessa forma, o alinhamento estratégico entre a Tecnologia da Informação e a estratégia de negócio é um norteador para alcançar metas e objetivos organizacionais. Quando os gestores compreendem as oportunidades que a Tecnologia da Informação proporciona, os obstáculos que dificultam a colaboração entre TI e negócio são mitigados. O alinhamento estratégico vem consolidar a sinergia entre esses dois domínios em um processo de melhoria contínua. Neste sentido, esta dissertação se propõe a identificar quais são os fatores promotores do bom alinhamento estratégico entre a estratégia de gestão e a estratégia de Tecnologia da Informação presentes no ambiente organizacional do Centro de Educação da UFRN. O estudo será realizado a partir de uma pesquisa qualitativa caracterizada como um estudo de caso, tendo como objeto de pesquisa o referido Centro. Quanto aos objetivos, é caracterizada como uma pesquisa descritiva. O instrumento para a coleta de dados será a entrevista semiestruturada conduzida por um roteiro de entrevista elaborado a partir dos fatores promotores do alinhamento estratégico encontrados na literatura, em que se pretende entrevistar os gestores do Centro de Educação da UFRN, por serem responsáveis pelas decisões do Centro, e a equipe da Superintendência de Tecnologia da Informação, esta responsável por elaborar a política de informática da Universidade, num quantitativo de 10 entrevistados. Para a análise dos dados, será utilizada a técnica de análise qualitativa dos dados. Espera-se, através desta pesquisa descritiva, obter um diagnóstico preciso dos fatores promotores do alinhamento estratégico e, desse modo, recomendar melhorias que contribuam para promoção dos elementos positivos do alinhamento estratégico.