Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO SOCORRO DE MOURA PEREIRA

DISCENTE : MARIA DO SOCORRO DE MOURA PEREIRA
DATA : 01/02/2022

Sequência Didática para o estudo da Paisagem no Contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Educação de Jovens e Adultos. Ensino de Geografia. Paisagem. Autonomia.

A Educação de Jovens e Adultos vem, ao longo de sua trajetória, buscando superar o déficit de políticas públicas que dificulta seu reconhecimento como modalidade que atende a um público específico, marcado pelo acentuado déficit no seu processo de aprendizagem. O reflexo desse déficit influencia diretamente na escola e consequentemente nas práticas pedagógicas dos professores. Concebendo a Paisagem como tudo o que a nossa vista alcança e pode ser percebido pelos sentidos (visão, olfato, audição), ela é também a Geografia compreendida como o que está em torno do homem, a exemplo do ambiente terrestre, ao mesmo tempo que se configura como um produto da cultura dos homens.  Assim, o objetivo geral do estudo é propor uma sequência didática de Geografia para a EJA, enfatizando, por meio do estudo da paisagem, a reflexão acerca dos lugares de convivência dos alunos, contribuindo, desse modo, com um ensino significativo e com o desenvolvimento de sua autonomia enquanto sujeito. Para este estudo foi organizada uma fundamentação teórica a respeito do conceito de Paisagem e uma Sequência Didática que toma como base a fotografia, utilizando-a como linguagem de referência. A vivência da Sequência Didática e análise do que foi construído com os alunos em sala de aula se tornará o produto final deste estudo.

Interna - 350836 - IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
Interno - 1810361 - Pablo Sebastian Moreira Fernandez