Banca de QUALIFICAÇÃO: HENRIQUE ANDRE BARBOSA BITTENCOURT DUTRA

DATA : 14/12/2016
LOCAL: VC01, SINFO

Projeto Hermod - Uma Plataforma de E-mail Transacional

servidor de email, middleware, sistemas distribuidos

O objetivo deste projeto é propor um software para resolver os problemas que foram descritos anteriormente, desta forma, ele deve atuar como um middleware para oferecer serviços de envio e rastreio de e-mail para qualquer outro sistema externo. Para tal, deveremos escolher como forma de comunicação com outros sistemas uma plataforma que seja independente de tecnologia e de fácil integração. O motivo de optar pela descentralização deste serviço é porque o consumo de memória pode ser muito alto dependendo da quantidade e do que está sendo enviado, se fosse um biblioteca que os sistemas pudessem apenas adicionar ao classpath e usar poderia gerar um efeito colateral como falta de memória e todo o sistema ficar indisponível temporariamente. Outra razão é que ao se tornar um middleware — com os requisitos que propomos — o Hermod poderá integrar com uma variedade de sistemas, independente da linguagem de programação escolhida. Por se tratar de um middleware existem requisitos que são obrigatórios, tais como: alta disponibilidade e suporte a clusterização.

Presidente - 1845280 - SERGIO QUEIROZ DE MEDEIROS
Interno - 1542998 - CARLOS EDUARDO DA SILVA