Arquitetura de interação entre o repositório de objetos de aprendizagem da SEDIS e seus AVAs baseada nos padrões IMS Global.
Moodle. Metadados. IMS. LTI. Objetos de Aprendizagem. Repositório de Objetos de Aprendizagem. Integração
Os Objetos de Aprendizagem são recursos modulares e reutilizáveis importantes para e
Educação a Distância (EaD) e integram os Ambientes Virtuas de Aprendizagem (AVAs),
compondo o leque de opções que podem ser utilizadas pelos professores em seu projeto de
aprendizado e fluxo de atividades de um curso. Os OAs podem ficar diretamente hospedados
em um AVA ou armazenados em um Repositório de Objetos de Aprendizagem (ROA),
que são próprios para hospedá-los de forma centralizada, descrevendo suas características
utilizando metadados padronizados e com mecanismo de busca eficiente para encontrar o
objeto solicitado. Os objetos existentes no ROA pode ser acessado utilizados por vários
AVAS que os incorporam, aumentando a variedade de recursos disponíveis para montagem
de um curso e de suas atividades avaliativas. Esta dissertação trata da proposta de
arquitetura para integração do ROA da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) da
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com o AVA Moodle utilizando a
especificação LTI desenvolvida pela IMS Global Learning Consortium.