Banca de QUALIFICAÇÃO: SEBASTIÃO JOSÉ LEONES DE OLIVEIRA

DATA : 27/07/2022
LOCAL: SALA VIRTUAL

A LITERATURA DE CORDEL: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA DO LETRAMENTO LITERÁRIO

Leitura. Literatura de Cordel. Letramento Literário.

A literatura é uma das expressões artísticas mais significativas na história das civilizações, pois é a partir dela que o ser humano constrói o seu mundo e reconstrói o mundo criado por seus pares. Ao analisarmos o ensino da literatura, notamos o quanto o trabalho com essa arte, em sala de aula, se tem demonstrado um tanto quanto ineficaz, haja vista, a enorme problemática no que diz respeito ao letramento literário por parte dos estudantes. Normalmente, as atividades que evidenciam os aspectos do letramento literário desenvolvidas nas escolas estão geralmente relacionadas às atividades voltadas para a construção de resumos, relatórios, fichas de leitura, provas escritas, com o intuito de explorar, muitas vezes, o contexto gramatical, visando à atribuição de notas para fechamentos de ciclos escolares, ou ainda, uma literatura muitas vezes adversa ao contexto dos estudantes, resultando assim em práticas pedagógicas não significativas. Nesse contexto, é visto na Literatura de Cordel uma fonte alternativa de trabalho com a prática da leitura literária, pois esta carrega importantes marcas e traços de nossa história e cultura popular. O presente estudo visa propor uma intervenção pedagógica em turma de 9º ano do Ensino Fundamental, tendo como ponto de partida as contribuições e análise dos estudos elaborados por (BORTONI-RICARDO, 2008), (COSSON, 2020/2021), (FERREIRA ET AL 2020), (GIL, 2002), (HAURÉLIO, 2013), (LONDRES, 1983), (MARINHO E PINHEIRO, 2012), (NASCIMENTO, 2019), (THIOLLENT, 2011), entre outros. A partir da Literatura de Cordel, fundamentada pela metodologia da Pesquisa-Ação e pela Sequência Básica sugerida por Cosson (2021) elaboramos nossa intervenção. Acreditamos que por meio de ações organizadas e sistematizadas, onde a literatura de cordel não seja concebida como um fim, mas como um caminho possível, capaz de proporcionar o acesso também a outras leituras, podemos contribuir para a formação do leitor literário.

Presidente - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAÚJO DIAS
Interna - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ