E-LEARNING NA PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: PADRÕES DE COMPORTAMENTOS E CENÁRIOS SISTÊMICOS
adoção, ambiente virtual de aprendizagem, educação a distância, método sistêmico
As novas tecnologias fazem parte do processo evolucionário da sociedade, essas novas tecnologias podem ser aplicadas a educação, contudo, nesse modelo em que o professor deixa de ser a figura dominadora e detentora do conhecimento e assume o papel de provocador e incentivador, onde o aluno passa a ser uma figura mais ativa no processo de criação do conhecimento, tornando-se mais crítico e responsável direto de seus novos conhecimentos. É cada vez maior o uso da internet na educação, nas modalidades presenciais ou a distância. Mais recentemente, vêm sendo utilizados os ambientes virtuais de aprendizado (AVAs), que empregam um conjunto de ferramentas computacionais, é por meio desses ambientes que o e-learning é projetado, contudo, o comportamento do professor e os fatores que influenciam o rendimento do uso do sistema de e-learning é um problema muito complexo, devido as suas relações causais e são de grande importância para contribuir na criação de políticas de crescimento do número de usuários. Um sistema de educação a distância é formado por todos os processos componentes que operam quando ocorre aprendizado a distância. Considerando a complexidade dos cenários, das variáveis que influenciam o ambiente, considerando também como, à medida que esses processos ocorrem, são afetados e exercem um impacto sobre certas forças no ambiente em que operam, os ambientes físico, político, econômico e social, em particular, fica evidenciada a realidade em que a temática de educação a distância por meio do e-learning está inserida.