O CITY MARKETING EM NATAL/RN E A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DA CIDADE
turismo, city marketing, gestão pública, imagem
A crescente importância do turismo no conjunto das atividades econômicas mundiais tem favorecido a intensificação da competição entre cidades que buscam criar ambientes atrativos para turistas e investidores em potencial. Tem sido comum a importação de práticas características do ambiente empresarial na gestão pública das cidades. O city marketing consiste num instrumento estratégico utilizado pelos dirigentes públicos para promover uma articulação entre a imagem turística e imagem urbana e envolve, além da promoção da imagem da cidade, o planejamento de intervenções no espaço urbano, buscando a formulação de uma imagem positiva da cidade capaz de viabilizar a implantação do capital. Com base nessa realidade, o presente estudo busca compreender a natureza do city marketing enquanto elemento da gestão urbana contemporânea e analisar como se dá sua aplicação nas decisões relativas à promoção do turismo da cidade de Natal/RN. Trata-se de um estudo cuja abordagem é qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, no qual foram entrevistados os principais dirigentes de dois dos órgãos oficiais de turismo local, a Empresa Potiguar de Promoção Turística e a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Constata-se que tanto na concepção como na condução das ações de marketing urbano, há uma forte articulação do poder público com a iniciativa privada, que a partir do levantamento de dados que revelam o comportamento dos mercados-alvo fornecem as diretrizes para que sejam tomadas as decisões estratégicas relativas à atividade turística. Sol, mar e dunas são alguns dos principais elementos explorados para constituir a imagem de Natal e autorizar a venda da cidade como paraíso tropical. Contudo, ocorre o aumento na diversificação dos produtos turísticos, buscando intensificar o fluxo para os segmentos de turismo ecológico, de aventura, de negócio e cultural. Cresce a exploração da cultura local como produto turístico, no entanto, a representação cultural se detém a valores superficiais e não traz à tona a riqueza histórica e social que a cidade guarda. As autoridades públicas lançam mão das estratégias de marketing urbano como meio capaz de maximizar os atrativos do espaço urbano de Natal frente a investidores, grupos empresariais e turistas. Observa-se disposição política em buscar continuamente soluções que possam incrementar os roteiros turísticos, o que se manifesta muitas vezes em intervenções no espaço urbano que privilegiam as zonas turísticas da cidade, em detrimento daquelas que não contribuem para uma leitura positiva da cidade, o que acaba por gerar o agravamento das disparidades socioespaciais.