PEER EFFECT E EMPRRENDEDORISMO: ENSAIOS EMPÍRICOS SOBRE O EFEITO DOS PARES DE TURMA NA PROPENSÃO A EMPREENDER
Peer Effect. Empreendedorismo. Análise de Redes. Dados em Painel.
A experiência escolar proporciona um intercâmbio sociocultural no qual indivíduos em formação compartilham experiências, costumes e comportamentos com aqueles que estão ao
seu redor, sendo influenciados diretamente pelo seu contexto social (Falck, Heblich &
Luedemann, 2012). Em uma perspectiva sobre decisão de carreiras, a literatura aponta que ter
pares empreendedores pode influenciar um indivíduo a abrir um negócio pelo fato da
convivência com empreemdedores proporcionar desenvolvimento de habilidades
empreendedoras e difusão de oportunidades de negócios (Kacperczyc, 2013; Field,
Jayachandran, Pande & Rigol, 2015). O ambiente educacional proporciona uma interação social
impar entre indivíduos em uma fase anterior ao seu ingresso no mercado de trabalho, sendo a
decisão de carreira potencialmente associada à influencia social dos pares (Markussen and
Roed, 2017). Desse modo, o presente estudo tem como objetivo estimar o efeito dos pares de
turma dos cursos técnico, tecnológico e de graduação sobre a propensão ao empreendedorismo.
Para tanto, serão utilizados dois designs metodológicos para mensurar tal relação. A primeira
abordagem metodológica será conduzida através do modelo de Regressão Logística e Variáveis Instrumentais. A amostra será composta por aproximadamente 20 mil estudantes
de um Instituto de Tecnologia, e os dados coletados abrangem o período de 2000 a 2015. A
variável dependente desta modelagem é categórica, sendo atribuído o valor 1 caso o indivíduo
tenha se tornado empreendedor. Como variáveis de interesse, serão utilizadas duas proxies para
estimar quem são os pares do indivíduo focal: a primeira será a fração de empreendedores da
sala de aula do indivíduo i em um tempo t, e a segunda variável de interesse será categórica,
sendo atribuído o valor 1 caso o indivíduo i seja não empreendedor e tenha realizado seu
Trabalho de Conclusão de Curso com um indivíduo que seja empreendedor. Serão utilizados
como controles variáveis relacionadas aos fatores pessoais, sociais e econômicos do indivíduo.
Já a segunda etapa desta tese possuirá uma abordagem metodológica baseada em Network
Analysis (Jackson, 2010) para estimar com maior aprofundamento quem são os pares de um
indivíduo. Para tanto, será aplicado junto aos estudantes de um Instituto de Tecnologia um
instrumento de pesquisa composto por 47 questões distribuídas entre as dimensões Interação
com os pares, Intenção Empreendedora, Atitudes Pessoais, Norma Subjetiva, Controle
Comportamental Percebido, Medo de Falhar, Aversão aos riscos e Modelos Inspiracionais.
Nesta segunda etapa metodológica, será utilizado o método de regressão 2SLS. A variável
dependente será o Índice de Intenção Empreendedora de Liñán and Chen (2009), composto
por 5 questões mensuradas em escala de 1 a 10 sobre as intenções empreendedoras do
indivíduo. Como considerável número de estudantes ainda estará em idade escolar, será
utilizada como variável instrumental a profissão dos pais do indivíduo para captar a propensão
ao empreendedorismo, sendo considerados empreendedores aqueles que possuem pelo menos
um pai empreendedor (Lindquist et al., 2015; Markussen and Roed, 2017). Já a variável de
interesse será o caminho geodésico da rede, considerando a menor distância de um indivíduo
i até um indivíduo j que possua pai empreendedor. Serão utilizadas uma série de variáveis de
controle que abrangem características pessoais, sociais, comportamentais e traços
empreendedores do indivíduo. Espera-se que ter pares empreendedores exerça efeito positivo
sobre a propensão a abrir um negócio.