Um por todos e todos por um: um estudo exploratório sobre os aspectos que facilitam a colaboração em game jams
game jams, desenvolvimento de jogos, colaboração, mediação
Jogos têm sido aplicados em inúmeros contextos, do entretenimento e difusão do conhecimento até a práticas na saúde e tratamento de doenças. Apesar disso, a criação de jogos digitais continua sendo uma tarefa complexa e que exige o envolvimento de diversas expertises. Dentro desse cenário, as Game Jams que consistem em eventos onde os participantes, denominados jammers, desenvolvem protótipos funcionais de jogos de forma colaborativa e com restrições temáticas e de tempo. Embora tais eventos tenham crescido em popularidade, ainda existem poucas evidências na literatura sobre como ocorre a colaboração nesse tipo de evento, e principalmente, quais são os fatores que facilitam essa colaboração. Este estudo visa entender como esses facilitadores agregam valor ao processo de desenvolvimento de jogos. Para isso, foi realizado um estudo durante a Global Game Jam 2018. Os resultados descrevem as principais práticas durante o evento e quais estratégias são usadas pelas equipes a fim de facilitar a colaboração. Além disso, mentores e game designers são reconhecidos como os principais coordenadores das tarefas, atuando como mediadores na colaboração entre as equipes. Este estudo contribui por compreender e caracterizar o funcionamento do trabalho colaborativo entre equipes multidisciplinares, através das game jams, também sugerindo práticas que suportam a mediação da colaboração e da interação entre os participantes de game jams. Tais técnicas poderão ser usadas em contextos similares como na indústria e na educação a fim de facilitar a colaboração entre equipes.