Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS PRADO GALLI MARTINS

DISCENTE : MATHEUS PRADO GALLI MARTINS
DATA : 27/03/2024
LOCAL: Remoto via meet (https://meet.google.com/sks-ndym-qfj)

PLATAFORMA DE PROTOTIPAGEM RÁPIDA DE HARDWARE E SOFTWARE APLICADA A PROJETOS DE CONVERSORES ELETRÔNICOS DE POTÊNCIA

Conversores Eletrônicos de Potência. Controle Digital. Plataforma de Prototipagem Rápida. Módulos de Prototipagem Rápida.

Os Conversores Eletrônicos de Potência (CEP) oferecem alta capacidade de controle eficiente do fluxo de energia elétrica. Até a década de 1990, a principal aplicação dessa tecnologia era acionar motores industriais e fontes de alimentação convencionais, como retificadores, choppers ou mesmo inversores. Hoje em dia, além do uso convencional, os conversores são empregados em uma ampla gama de aplicações de baixa, média e alta potência, incluindo aplicações residenciais, geração centralizada de energia renovável, ge- ração distribuída e veículos elétricos. A complexidade e a grande variabilidade das novas topologias dos CEPs tornam obrigatório o uso de Processadores de Sinais Digitais (DSPs), microcontroladores e Field Programmable Gate Array (FPGA) para implementar o con- trole digital. Nas universidades e nas indústrias, essas novas estratégias de controle para CEPs são desenvolvidas e podem ser testadas através do uso de plataformas Hardware- in-the-Loop (HIL) com um ambiente de software Rapid Control Prototyping (RCP). São necessários altos investimentos para essas soluções comerciais, que geralmente utilizam tecnologia de marca registrada. Além disso, e também um aspecto muito relevante, é a metodologia de ensino orientada a projetos utilizada nas universidades para desenvolver as competências necessárias para engenheiros, técnicos e entusiastas que desenvolvem novas soluções e estratégias de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Neste sentido, nesse trabalho é proposta a implementação de uma Plataforma de Prototipagem Rápida (PPR) para implementação de protótipos de CEPs, que consiste em um Gabinete Principal (MC), equipado com Módulos de Prototipagem Rápida (MPR) que são uma melhoria funcional das soluções existentes que focam na prototipagem rápida de software e não permite alte- rações e desenvolvimento de hardware. Esta é uma solução acessível para que estudantes e profissionais que utilizam e operam CEPs possam construir seus projetos utilizando técnicas de design de hardware e software, bem como ferramentas de implementação utilizando o conceito DIY (do inglês, Do It Yourself . A metodologia de prototipagem segue um fluxo de trabalho de desenvolvimento de hardware e software utilizando este MPR que estão embarcados na estrutura interna do RPP que pode utilizar microcontro- ladores e FPGA com ambientes gráficos de desenvolvimento de software para controle e monitoramento remoto. Como resultado, será desenvolvido um dispositivo de controle multiplataforma Open Source, capaz de montar CEPs e seu controle, com baixo investi- mento, oferecendo mais liberdade para customização e permitindo redução do tempo de validação do produto. Nesse sentido, nessa qualificação de mestrado é apresentada a etapa atual da PPR, sendo apresentados o projeto dos seus componentes, fotos dos sistemas já implementados, como também resultados da implementação de um conversor boost.

Presidente - 1168362 - THIAGO DE OLIVEIRA ALVES ROCHA
Interno - 347065 - JOSE ALBERTO NICOLAU DE OLIVEIRA