Banca de DEFESA: KARINY SHEYLA RODRIGUES MARANHAO

DISCENTE : KARINY SHEYLA RODRIGUES MARANHAO
DATA : 27/03/2024
LOCAL: On-line. Link: meet.google.com/eay-roaf-ppm

IMPACTO DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA COM APOIO DE MÓDULO EDUCACIONAL SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE

EM ANESTESIOLOGIA

Segurança do Paciente;Anestesiologia; Residência Médica; Currículo.

Introdução: A matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Anestesiologia do Brasil apresenta como objetivo específico “realizar a anestesia com segurança em todas as suas etapas”, cujos elementos para a implementação de um currículo específico precisam ser definidos. Diante desse cenário, foi proposta a elaboração e implementação de um módulo educacional sobre segurança do paciente para residentes de anestesiologia.

Objetivos: Avaliar o impacto de intervenção educativa, com apoio de módulo educacional sobre segurança do paciente em anestesiologia, no conhecimento de residentes da especialidade e o grau de satisfação dos mesmos com a estratégia desenvolvida.

Métodos: Estudo quase-experimental com desenho série temporal interrompida com um grupo, realizado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), envolvendo 10 residentes do primeiro ao terceiro ano do Programa de Residência Médica de Anestesiologia da Instituição. Foi desenvolvido um módulo educacional, em formato e-book, e implementada estratégica pedagógica para intermediar a aprendizagem de residentes, em quatro encontros presenciais, ocorridos durante expediente de atividades práticas no hospital. Foi realizada uma avaliação de conhecimentos com pré-teste, antes da primeira discussão dos conteúdos de segurança do paciente, no primeiro encontro, e pós-teste, no último encontro, e avaliação de satisfação utilizando questionário com escala de Likert.

Resultados: As notas do pré-teste variaram entre 6.25 e 8.75 (média 7.50), enquanto no pós-teste variou de 7.50 a 10.0 (média 9.03). Foi encontrada diferença significativa para os valores das notas medianas nos dois momentos de aplicação do teste, por meio do teste de Wilcoxon, ao nível de significância α = 5% (p- valor: 0.0199). O questionário de satisfação teve sua consistência avaliada através do coeficiente alfa de Cronbach (alfa de 0.793), sendo considerada “Aceitável”. De forma geral, as respostas foram satisfatórias para cada um dos itens questionados, com a totalidade delas variando entre “Concordo” e “Concordo Totalmente”.

Conclusão: A elaboração e implementação de um módulo educacional para intermediar a aprendizagem, durante o processo formativo de residentes de anestesiologia, foram efetivas em promover conhecimento sobre segurança do paciente para o anestesiologista em formação, com altos índices de satisfação. Assim, ressalta-se a importância da inserção do tema Segurança do Paciente na estrutura curricular dos cursos de residência em anestesiologia, com espaço e tempo protegidos para o processo de aprendizagem destes profissionais. Ademais, são necessários mais estudos que possam mensurar o impacto dessa intervenção a longo prazo, sua influência na aquisição de competências e se essas intervenções educacionais melhoram os resultados para os pacientes.

Externo à Instituição - LUIS ANTONIO DOS SANTOS DIEGO - UFF
Externa ao Programa - 2646449 - CRISTIANE RIBEIRO DE MELO LINO - nullInterno - 2495698 - JOSE DINIZ JUNIOR
Externo à Instituição - LANA LACERDA DE LIMA - UFERSA
Presidente - 1645299 - MARISE REIS DE FREITAS