Banca de QUALIFICAÇÃO: FERDINAND GILBERT SARAIVA DA SILVA MAIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERDINAND GILBERT SARAIVA DA SILVA MAIA
DATA : 06/08/2021
HORA: 14:30
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/rosiane-10
TÍTULO:

ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DE MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS NA GRADUAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Medicina Baseada em Evidências; Educação Médica; Estudantes de Medicina; Estudo de Validação


PÁGINAS: 72
RESUMO:

Introdução: A incorporação dos conteúdos de Medicina Baseada em Evidências (MBE) aos currículos das escolas médicas é um desafio mundial. Existem poucos estudos comparativos entre diferentes estratégias de ensino, e métodos de avaliação carecem de adaptação e validação nacional. Objetivo: Comparar o desenvolvimento de competências para a MBE entre as estratégias de Clube da Revista (CR), Sessões de Casos Clínicos (SCC) e Aula Expositiva (AE), por meio da versão brasileira do questionário padronizado ACE Tool. Métodos: O estudo consistiu de duas etapas: tradução para o português brasileiro, adaptação e validação do questionário ACE Tool (Ferramenta ACE) com alunos e profissionais; e avaliação do desenvolvimento de competências para a MBE por meio da comparação entre as médias obtidas na Ferramenta ACE nos testes pré- e pós-intervenção. Resultados: Foram incluídos 88 participantes, dos quais 20 alunos no grupo CR, 20 alunos no grupo SCC, 36 alunos no grupo AE e 12 professores/preceptores convidados. A Ferramenta ACE obteve consistência (alfa de Cronbach 0.610) e confiabilidade internas (correlação item-total ≥ 0.15 em 14 dos 15 itens) adequadas. A média dos professores/preceptores foi significativamente mais alta que a dos alunos em pré-teste (10.25±1.71 vs 8.73±1.80, diferença média de 1.52, IC95% 0.47-2.57, p=0.005). Houve diferença significativa entre as médias do pré- e pós-teste no grupo AE (8.39±1.71 vs 9.11±1.58, diferença média de 0.72, IC95% 0.17,1.27, p=0.012), mas não nos grupos CR (8.70±1.65 vs 9.15±1.42, diferença média de 0.45, IC95% -1.32,0.40, p=0.28) e SCC (9.40±2.01 vs 9.40±1.93, diferença média de 0.0, IC95% -1.03,1.03, p=1). Conclusão: A Ferramenta ACE apresenta capacidade discriminatória para diferentes níveis de expertise e consistência e confiabilidade internas adequadas. Em alunos iniciantes, a estratégia de AE apresentou melhores resultados na avaliação de competências.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2495713 - ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ
Interno - 1369275 - CLECIO DE OLIVEIRA GODEIRO JUNIOR
Externo ao Programa - 1576805 - THIAGO GOMES DA TRINDADE
Notícia cadastrada em: 30/07/2021 11:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao