Banca de QUALIFICAÇÃO: SUZIANNE RUTH HOSANAH LIMA

DISCENTE : SUZIANNE RUTH HOSANAH LIMA
DATA : 02/10/2019
LOCAL: A combinar

Tabagismo: buscando estratégias para o ensino de graduação em Medicina

Tabagismo; Ensino à Distância; SIGAA; Ação de Extensão; Grupo de Tabagismo.

O tabaco é uma das principais causas evitáveis de mortes em todo mundo. Estima-se que, durante o século XX, cem milhões de pessoas faleceram devido ao seu consumo, sendo o hábito de fumar responsável por 12% da mortalidade adulta mundial. A exposição ao tabaco está associada à ocorrência de diversas patologias, além de ser importante fator de risco para doenças transmissíveis. É perceptível que os estudantes de Medicina nos vários níveis da graduação e também os médicos residentes, têm muitas dúvidas sobre a abordagem e tratamento dos pacientes tabagistas ou ex-tabagistas.  Os objetivos do estudo foram implementar estratégias pedagógicas não convencionais para o ensino do Tabagismo no curso de Medicina da UFRN-Natal e descrever a percepção dos estudantes em relação às estratégias educacionais utilizadas para ensino do tabagismo. Para isso foram utilizadas duas estratégias: A Comunidade Virtual, através do Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) – UFRN e um Projeto de Extensão “Grupo de Tabagismo do Hospital Universitário Onofre Lopes- HUOL”. Foi realizado um estudo descritivo, com estudantes de duas turmas do quarto ano de Medicina (VII semestre), no primeiro e segundo semestres letivos de 2018, que cursavam o componente curricular denominado Disciplina de Doenças do Sistema Respiratório (DDSR). Nas duas turmas, ao início do curso, os estudantes foram convidados a participar de uma atividade de Ensino à Distância, através de uma Comunidade Virtual via SIGAA. Os estudantes receberam, uma vez por semana por 8 semanas, tópicos diversos sobre o Tabagismo, sendo disponibilizados 7 dias para comentários e perguntas. Nesse período, os estudantes receberam as respostas comentadas, além de links confiáveis e gratuitos, ficando a discussão disponível para os integrantes da Comunidade Virtual. Todos os participantes foram submetidos a um pré-teste e, ao final do semestre, a um pós-teste, sobre o tema Tabagismo. Na segunda turma, além da Comunidade Virtual, outra estratégia educacional foi também utilizada para o ensino do Tabagismo: a participação no Projeto de Extensão denominado “Grupo de Tabagismo do Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL”, como parte obrigatória do componente curricular DDSR. Os estudantes frequentaram as reuniões com grupos de pacientes tabagistas que desejavam cessar o hábito, acompanhados pelo professor (pesquisador principal) e por uma equipe multidisciplinar. Para avaliar a percepção dos estudantes sobre as estratégias educacionais utilizadas (Comunidade Virtual e ação de Extensão), um questionário online, com escalas Likert, foi enviado às duas turmas ao final do estudo. Em relação à estratégia via Comunidade Virtual, foi observado que a adesão dos estudantes foi menor que a esperada, sendo apontado por eles o pouco estímulo à utilização do SIGAA pelos professores em geral como ferramenta de ensino. Não houve diferença no percentual de acertos no pré e pós-teste em relação aos conhecimentos sobre Tabagismo, com a utilização das metodologias de ensino em questão. Mesmo assim, os resultados das escalas Likert, tanto para a atividade de EaD, como na participação no Grupo de Tabagismo são animadores, pois na opinião dos alunos, após as estratégias de ensino, houve ganho no aprendizado e sentem maior segurança para abordar pacientes tabagistas e ex-tabagistas. Também consideram a prática importante no processo de aprendizagem, acharam as atividades prazerosas e didáticas, entre outros pontos positivos que estimulam a continuar e aprimorar a utilização dos métodos.

Presidente - 2172036 - MARIA JOSE PEREIRA VILAR
Externa ao Programa - 1529290 - PAULA FERNANDA BRANDAO BATISTA DOS SANTOS