Banca de QUALIFICAÇÃO: HAROLDO ADRIAN GUSMAO DE MACEDO

DISCENTE : HAROLDO ADRIAN GUSMAO DE MACEDO
DATA : 31/07/2019
LOCAL: A combinar

O uso de simulador cirúrgico para desenvolver habilidades laparoscópicas é eficaz para residentes de ginecologia e obstetrícia?

Treinamento por simulação; laparoscopia; ensino; internato e residência.

Introdução: a laparoscopia consolida-se atualmente como técnica cirúrgica minimamente invasiva, apresentando, em relação a cirurgias convencionais análogas, ganhos em resultados pós-operatórios sendo procedimento padrão para diversas cirurgias. O treinamento laparoscópico apresenta peculiaridades que dificultam a aquisição de suas habilidades e apresenta uma longa curva de aprendizado. Objetivo: avaliar se o treinamento em simulador laparoscópico é eficaz para o desenvolvimento de habilidades laparoscópicas em residentes de ginecologia e obstetrícia. Metodologia: prospectivo não-randomizado, do tipo quasi-experimental, no qual os participantes foram treinados, em igual teor e período do tempo, em sutura intracorpórea laparoscópica, através da técnica do gladiador, descrita por Armando Romeo, utilizando modelo laparoscópico E-Knot. Foi utilizada como ferramenta de avaliação o Global Operative Assessment of Laparoscopic Skills (GOALS), gerando um escore para cada avaliação. Os participantes além de realizarem suas autoavaliações, foram examinados por dois avaliadores independentes. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente com as técnicas não-paramétricas de Wilcoxon e Friedman. A coleta de dados foi realizada na Maternidade Escola Januário Cicco/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC/UFRN), durante o período de janeiro a fevereiro de 2019. Resultados: o teste de Wilcoxon demonstrou ganhos estatisticamente significantes com o treinamento em todos os itens com uma diferença média de 2,5 a 5,167 pontos no total do escore GOALS. No entanto quando analisados os critérios individualmente, o item manuseio tecidual não atingiu p-valor < 0,05 para um dos avaliadores. O teste de Friedman mostrou que não houve diferença entre os avaliadores na avaliação pré-treinamento, porém houve divergência em todos os itens pós-treinamento, com exceção do manuseio tecidual. Conclusão: o treinamento em simulador da sutura intracorpórea pela técnica de Armando Romeo foi eficaz para ganhos de habilidades laparoscópicas avaliados pelo GOALS.

Presidente - 2171948 - PAULO JOSE DE MEDEIROS
Interna - 1149381 - ANA CRISTINA PINHEIRO FERNANDES DE ARAUJO