Banca de QUALIFICAÇÃO: MARILIA FERNANDES MORRONI DE PAIVA

DISCENTE : MARILIA FERNANDES MORRONI DE PAIVA
DATA : 18/02/2019
LOCAL: Sala 03, do 4º subsolo do HUOL/UFRN

ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA A IDENTIFICAÇÃO DE RISCO DE QUEDAS EM PACIENTES INTERNADOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES (HUOL)

Avaliação de risco; Educação continuada; Acidentes por quedas; Protocolos; Segurança do paciente.

A queda é o terceiro evento adverso mais notificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) no ambiente hospitalar, causando incapacidades e dependência em pessoas acima de 60 anos. Este estudo tem por objetivo elaborar uma estratégia de ensino para os residentes da Residência Multiprofissional em Saúde (RMPS) nos programas de Cardiologia e Terapia Intensiva do Adulto na identificação de risco de quedas em pacientes internados no HUOL. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritivo-exploratória, sendo a amostra constituída pela população total dos residentes do 1º ano da RMPS, desenvolvida no período de agosto a dezembro de 2018. Para a coleta de dados, foram utilizados um questionário prévio semiestruturado de conhecimentos básicos sobre a temática e um grupo focal, com 12 participantes das áreas de enfermagem, fisioterapia, farmácia e nutrição, utilizando um roteiro elaborado com questões abertas para a discussão, sendo mediado por um facilitador, um moderador e um observador. As conversas foram gravadas e transcritas na íntegra; após isso, os dados foram organizados pelo software NVIVO12 e a análise do conteúdo das falas pela abordagem de BARDIN. O percurso metodológico para a elaboração da estratégia de ensino foi constituído por três etapas: a primeira, o grupo focal, como metodologia ativa de ensino; a segunda, uma atividade à distância cadastrada no SIGAA para a construção coletiva de sugestões do protocolo de prevenção de quedas do HUOL, com abordagem multidisciplinar; e por fim, o envio por e-mail de um formulário de feedback no final do ciclo de atividades. Quanto aos resultados esperados, evidenciou-se a detecção dos pacientes de risco de quedas; a necessidade de educação permanente em saúde, de forma contínua, no âmbito hospitalar sobre a temática; a integração dos profissionais do serviço para um trabalho em equipe de forma interdisciplinar; e a revisão periódica de protocolos para a redução de quedas no HUOL. Espera-se, que este trabalho contribua no avanço do processo ensino-aprendizagem na residência multiprofissional em saúde, na construção pessoal do saber por meio da interação em equipe; na relevância para o conhecimento científico na área de prevenção de quedas; e por fim, para o cuidado integral e humanizado dos pacientes internados.

Presidente - 1369275 - CLECIO DE OLIVEIRA GODEIRO JUNIOR
Interno - 2171948 - PAULO JOSE DE MEDEIROS
Interna - 2644228 - SIMONE DA NOBREGA TOMAZ MOREIRA
Notícia cadastrada em: 08/02/2019 09:50