Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA VALERIA COUTINHO DA CAMARA ROCHA

DISCENTE : ANA VALERIA COUTINHO DA CAMARA ROCHA
DATA : 25/05/2018
LOCAL: Quarto subsolo do HUOL

IMPLANTAÇÃO E ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO RESIDENTE NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM ENDOSCOPIA DIGESTIVA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES.

Avaliação Educacional, Educação Médica, Educação Baseada em Competências, Competência Clínica, Preceptoria.

A avaliação pode ser parte integrante de todo processo de ensino-aprendizagem, podendo contribuir para a melhoria de ferramentas didáticas e eventuais ajustes no conteúdo programático ou mesmo na estrutura curricular, principalmente quando tem um caráter formativo. O objetivo desse estudo é descrever a implantação de um modelo de avaliação de desempenho do residente no Programa de Residência Médica de Endoscopia Digestiva (PRMED) utilizando o DOPS, (Direct Observation of Procedural Skills ou Observação Direta das Habilidades em Procedimentos), capacitar os preceptores para utilizá-lo e analisar a compreensão de todo o processo por parte dos residentes e preceptores. Trata-se de um estudo exploratório, prospectivo, do tipo pesquisa ação, desenvolvido entre Novembro de 2016 e Fevereiro de 2018, realizado no setor de Endoscopia Digestiva do Hospital Universitário Onofre Lopes. O universo do estudo foram os residentes da Gastroenterologia e da Cirurgia do Aparelho Digestivo, que realizaram seu treinamento durante o período do estudo e que aceitaram participar do mesmo. O programa de residência consiste em um ano de treinamento em endoscopia alta e baixa no terceiro ano de residência em Gastroenterologia ou Cirurgia do Aparelho Digestivo. O estudo foi realizado em três etapas. A primeira compreendeu a realização de um curso para capacitar os preceptores do programa de residência em endoscopia digestiva para realizar avaliações práticas, utilizando um instrumento de avaliação, o DOPS, o qual foi escolhido, pois permite acessar os três aspectos principais da competência, o conhecimento, as habilidades técnicas e as atitudes, sendo elaborado durante o estudo pelos próprios preceptores do programa. A segunda etapa foi a utilização dessa ferramenta de avaliação na prática diária do serviço tendo como forma de coleta de dados a observação direta do pesquisador com anotações de suas impressões. As avaliações realizadas foram arquivadas em pastas individuais para cada residente, os quais poderiam ter livre acesso a estas e a qualquer momento. A última etapa, realizada após um ano de utilização do instrumento no serviço, consistiu na realização de entrevistas semi estruturadas com os residentes e preceptores com o objetivo de compreender como todo o processo foi entendido por eles. O curso de capacitação foi desenvolvido em dois encontros, aonde participaram 70% (seis) dos preceptores do serviço. O questionário de micro habilidades da preceptoria minuto nos evidenciou que mesmo de foram empírica, os preceptores utilizavam pelo menos parcialmente as técnicas nele envolvidas, à medida que foi possível constatar que mais da metade realizava as etapas de estimular a formulação de uma hipótese diagnóstica e o raciocínio diagnóstico, ensinava uma regra geral e dava feedback em mais de 60% das vezes. Em relação ao fornecimento de feedback, a grande maioria (83%) afirmou realizá-lo em mais de 60% das vezes. Apenas em relação a questões de incentivar os diagnósticos diferenciais, metade dos preceptores afirmou incentivar em menos de 60% do tempo, sendo que destes, 33,4% incentivavam em menos de 10% de seu tempo. foram realizadas trinta e duas avaliações, uma média de 5,3 avalições por preceptor. A entrevista com os preceptores relevou que todos acharam a experiência de avalição através do DOPS, satisfatória. Antes da utilização do instrumento de avaliação, DOPS, apenas dois dos seis afirmaram que avaliavam frequentemente comunicação e profissionalismo. A maioria afirmou não saber fornecer feedback formativo antes da experiência (66,6%) e o mesmos percentual afirmou ter encontrado as vezes, alguma dificuldade em aplicá-lo. Todos os residentes foram avaliados e relataram que o aprendizado melhorou após a implantação do DOPS, inclusive com mudança de postura do preceptor e deles também. Todos concordaram que as avaliações seguidas de feedback proporcionaram a eles, melhora na realização dos procedimentos endoscópicos diagnósticos e terapêuticos. A implantaçao da avaliação de desempenho do residente no PRM em endoscopia digestiva ocorreu, sendo bem aceita pelos preceptores e residentes.

Presidente - 2495713 - ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ
Interno - 2172036 - MARIA JOSE PEREIRA VILAR