Banca de DEFESA: CRISTIANE GUEDES PITA

DISCENTE : CRISTIANE GUEDES PITA
DATA : 04/05/2018
LOCAL: Sala RUTE

MATRIZ DE COMPETÊNCIA EM CARDIOLOGIA PARA RESIDÊNCIA MÉDICA EM CARDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Residência Médica; Educação Médica; Educação baseada em competência, Matriz de Competência

A educação médica vem passando por muitas adaptações nas últimas décadas em virtude da necessidade de se formar profissionais que atendam às necessidades da população. As discussões caminham no sentido da reformulação de currículos, que devem passar a ser guiados por competências profissionais e não mais por processos educacionais, a chamada Educação Baseada em Competências. No Brasil, não há um consenso entre os programas de treinamento em Cardiologia, destacando-se a importância, portanto, de um guia que direcione o conteúdo a ser ministrado, como ele deve ser aplicado e quais as ferramentas ideais de avaliação. Este projeto teve a finalidade de elaborar a matriz de competência no âmbito da Residência Médica em Cardiologia no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). O estudo foi exploratório  prospectivo e descritivo, envolvendo todos os preceptores e docentes da Unidade de Atenção Cardiovascular/Cardiologia e foi desenvolvido nas seguintes etapas: 1) Levantamento bibliográfico para identificação de objetivos de aprendizagem para a formação por competência em cardiologia 2) Construção coletiva da matriz de competências para a residência médica em cardiologia, seguindo a metodologia Delphi modificadapara obtenção do consenso entre os participantes; 3) Capacitação dos preceptores e docentes com atuação no serviço sobre elaboração do currículo em cardiologia para a residência. O consenso foi obtido entre os 13 participantes, sendo o modelo final da Matriz de Competência em Cardiologia do HUOL alcançado em duas rodadas da estratégia Delphi. Sugeriu-se uma matriz para o primeiro ano e outra para o segundo ano da Residência, sendo ambas divididas nos domínios: Atenção à saúde, Gestão em saúde e Educação em saúde. A concordância foi mais expressiva para os quesitos afeitos ao domínio “Atenção à saúde”, provavelmente por abordar temas mais familiares aos preceptores e foi menos robusto para os tópicos relacionados à “Gestão em saúde” e à “Educação em saúde”, por se tratar, possivelmente, de temas tradicionalmente pouco discutidos, sendo alvo de debates apenas nas últimas décadas. A matriz construída a partir deste projeto representa um consenso para o programa de treinamento em Cardiologia do HUOL, que poderá servir de base para outras profissões e especialidades médicas dentro e fora da instituição.

Presidente - 2495713 - ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ
Interno - 2171406 - ELAINE LIRA MEDEIROS BEZERRA