Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIO CESAR MENDES E SILVA

DISCENTE : JULIO CESAR MENDES E SILVA
DATA : 13/03/2018
LOCAL: sala 05, do 4º subsolo do HUOL

Avaliação da Formação Humanística no Curso de Farmácia da UFRN: A Percepção dos Docentes e Concluintes

Ensino; Currículo; Educação em Farmácia; Humanismo.

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), que orientam a Graduação em Farmácia, estabelecem uma formação crítica, reflexiva, humanista e generalista. O Curso de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi o primeiro do país a implantar um Projeto Pedagógico baseado nas DCN vigentes e desde a sua implantação, em 2002, aproximadamente 900 farmacêuticos foram formados. Apesar das modificações, algumas características preocupantes como o extremo tecnicismo e limitada formação crítica e humanística perduram nesse processo formativo. Esta pesquisa tem como objeto de estudo avaliar a formação farmacêutica, sob a perspectiva humanística, na percepção dos docentes ativos e concluintes, no Curso de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo estudo de caso com uma abordagem qualitativa, usando questionário elaborado mediante um roteiro semi estruturado. Os sujeitos da pesquisa são compostos por docentes ativos e concluintes do Curso Farmácia da UFRN. O resultado desta avaliação oferecerá subsídios para discussões e reflexões durante a construção de Projeto Pedagógico do curso de Farmácia da UFRN, que está em revisão, e norteará as modificações necessárias para o atendimento à formação humanista prevista na DCN.

Presidente - 1258707 - ANTONIO DE LISBOA LOPES COSTA
Interno - 2172036 - MARIA JOSE PEREIRA VILAR