Banca de QUALIFICAÇÃO: JOELIA CELESTE VIEIRA GERMANO

DISCENTE : JOELIA CELESTE VIEIRA GERMANO
DATA : 25/11/2016
LOCAL: EMCM

AVALIAÇÃO DO PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA DA ESCOLA MULTICAMPI DE CIÊNCIAS MÉDICAS DO RIO GRANDE DO NORTE/UFRN

Educação médica; estudante; perfil; currículo.

Os cursos de graduação em medicina devem se apropriar das constantes necessidades de transformação do Sistema Único de Saúde (SUS) e formar médicos capazes de ofertar um serviço de qualidade na assistência à saúde da população na direção da integralidade. O universal acesso aos serviços de saúde no território nacional, garantido pela Constituição Federal de 1988, muitas vezes é dificultado pelo desinteresse da maioria dos médicos em trabalhar no interior e na periferia das grandes cidades. Na região Nordeste a razão de médicos por mil habitantes é de 1,2 e constata-se que cerca de 80% desses profissionais desempenham sua prática nas capitais, tornando o interior um ambiente com elevado índice de escassez profissional. Entendendo esta dificuldade de provimento e fixação de profissionais no interior do país, foi criado em 2013 o Programa Mais Médicos (PMM) estruturado em três eixos: i) provimento médico emergencial; ii) investimento na infraestrutura da rede de serviços básicos de saúde; e iii) formação médica (graduação e programas de residências). Neste contexto foi criada a Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN). Acreditando que a aproximação das escolas médicas dos interesses da população contribui para a formação de médicos com elevado compromisso social, esta pesquisa visa conhecer o perfil dos estudantes do curso de medicina da EMCM na tentativa de subsidiar estratégias para efetivar a formação de médicos em sintonia com as necessidade do SUS.

Externo ao Programa - 2249092 - ANA LUIZA DE OLIVEIRA E OLIVEIRA
Presidente - 1348383 - GEORGE DANTAS DE AZEVEDO