Banca de QUALIFICAÇÃO: ISMAEL SOARES PEREIRA

DISCENTE : ISMAEL SOARES PEREIRA
DATA : 24/11/2016
LOCAL: Escola MulTICAMPI de Ciências Médicas - EMCM - UFRN

A competência em informação dos estudantes de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte

Competência em informação. Comportamento de busca de informação. Armazenamento e recuperação da informação. Gestão da informação. Aprendizagem baseada em problemas.

Este trabalho analisa a competência em informação dos estudantes do Curso de Graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, na perspectiva do acesso eficiente à literatura científica. É um estudo descritivo com abordagem quantitativa que, mediante levantamento censitário, explora a percepção e o desempenho da competência em informação de 37 alunos do quarto semestre. Utiliza questionário como instrumento de coleta de dados, sendo esse adaptado do modelo aplicado por Guerrero (2009), composto por 20 questões do tipo fechada. Constata que os discentes selecionam adequadamente as palavras-chave que melhor representam o assunto de um problema de pesquisa e estão habituados a usar catálogos de bibliotecas. Identifica que apesar da preferência pela internet para acessar a literatura científica, a maioria sente dificuldades em realizar pesquisas nas bases remotas de dados, destacando como principal limitação o uso de recursos de busca. O método de truncamento é pouco utilizado por eles e muitos não sabem para que serve. Boa parte também não compreende as funções dos operadores lógicos booleanos. Por meio de autoavaliação e análise individual de desempenho, confirma a necessidade de aperfeiçoar nos estudantes as habilidades técnicas necessárias ao acesso efetivo de informações científicas. Recomenda a implementação de um módulo específico na grade curricular do curso ou a realização periódica de oficinas na biblioteca como alternativas para desenvolver a competência em informação. Conclui que essa competência é bastante relevante para a formação dos futuros médicos, pois possibilita a eles adquirir conhecimentos para usar tecnologias e informações em prol dos cuidados de saúde da população.

Presidente - 2495698 - JOSE DINIZ JUNIOR
Interno - 866.325.153-04 - MARCELO VIANA DA COSTA - UERN
Externo à Instituição - NELSON FILICE DE BARROS - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 23/11/2016 22:31