PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Teléfono/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: LAIANY RODRIGUES DE SOUSA

DISCENTE : LAIANY RODRIGUES DE SOUSA
DATA : 10/01/2022

A aprendizagem musical e o cotidiano das infâncias: uma pesquisa no Curso de Iniciação

Cotidiano. Infância. Educação Musical. Musicalização Infantil.

A presente pesquisa teve como objetivo compreender as principais influências dos elementos do cotidiano na aprendizagem musical dos alunos de uma turma do 1º ano (tarde) do Curso de Iniciação Artística da Escola de Música da UFRN (CIART). Este é um curso de iniciação musical que atende crianças de 6 a 9 anos. As aulas são ministradas por monitores (alunos do curso de Licenciatura em Música da UFRN). Para alcançar o objetivo proposto, buscou-se compreender os contextos culturais das crianças; compreender de que forma são delineados os seus cotidianos; identificar os elementos do cotidiano que as crianças traziam para a aula de música; e identificar as relações que elas constroem entre os conteúdos e elementos musicais trabalhados em sala de aula e suas vidas diárias. A pesquisa foi realizada durante um semestre com crianças de 6 e 7 anos de idade, alunas da turma do 1º ano (tarde) do CIART. Este estudo faz referência a autores e autoras da Sociologia, da Sociologia da Infância, da História, da Filosofia e da Educação, tais como Heller (2000), Freire (1996), Sarmento (2003), Gomes (2008), Ariès (2011) e Giddens (2012). A pesquisa foi desenvolvida como um estudo de caso etnográfico (MARTUCCI, 2001; MOREIRA, 2002; ANDRÉ, 2005). Quanto à produção e à coleta de dados, estas foram compostas por pesquisa documental, observação participante, produção de diário de campo, entrevista semiestruturada em formato de roda de conversa e produção de desenhos com as crianças, além de entrevista semiestruturada com os pais/responsáveis pelas crianças da turma. Também foram produzidas fotografias e gravações de áudio e vídeo. A partir da análise dos dados foi possível perceber que as crianças relacionaram os conteúdos trabalhados nas aulas de música a elementos de suas vidas cotidianas fora da sala de aula. Dessa forma, elementos musicais se transformavam em diversas coisas. Além disso, elas traziam para a aula de música suas referências midiáticas e seus saberes prévios. No contato com símbolos, instrumentos, sonoridades e músicas, as memórias de objetos e de fatos já conhecidos ou vivenciados eram suscitadas. Nesse movimento dialógico, as crianças foram construindo a sua aprendizagem musical. Ao se depararem com os elementos musicais e com os conteúdos das aulas, elas estabeleciam uma conexão com suas vivências cotidianas, ressignificando-os e construindo um novo saber. Também foi possível observar como a rotina das crianças influencia na qualidade da aprendizagem musical delas. Considera-se que este trabalho tenha relevância para uma compreensão da relação entre a vida cotidiana das crianças e as práticas em educação musical, trazendo reflexões sobre a importância do olhar do professor de música para o ato de ouvir as crianças e incorporar seus saberes de vida ao processo pedagógico. Ao identificar os elementos do cotidiano que as crianças trazem para a sala de aula e compreender como estes aspectos influenciam em sua aprendizagem musical é possível ponderar sobre o processo de ensino-aprendizagem e, a partir disso, conduzi-lo de maneira mais eficiente e adequada à aprendizagem musical destas crianças. Considera-se ainda que esse trabalho possa colaborar com o grupo envolvido na pesquisa, no sentido de dar suporte à construção de um processo educativo cada vez mais coerente e significativo.

Externa à Instituição - ANGELITA MARIA VANDER BROOCK SCHULTZ
Externo ao Programa - 3235355 - MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA