PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Teléfono/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: AJA DEVI DASI SOARES ABREU DE GOES

DISCENTE : AJA DEVI DASI SOARES ABREU DE GOES
DATA : 23/08/2021

DAMODARA: Uma Pesquisa-ação em uma turma da educação infantil com música/cultura Védica

Vedas, Interculturalidade, Educação Musical na Infância, Primeira Infância, Valores Humanos.

Este trabalho teve como objetivo geral compreender o processo de planejamento, implementação e avaliação de atividades com música védica em uma turma de Educação Infantil no Núcleo de Educação da Infância/ Colégio de Aplicação da UFRN. Como objetivos específicos procurei: perceber como se dá o processo da educação musical numa perspectiva intercultural; entender quais as necessidades de aprendizagem musical intercultural da turma pesquisada; identificar quais elementos da cultura védica melhor se relacionam com o contexto em questão; e perceber as compreensões e reflexões desenvolvidas pelas crianças a partir do contexto intercultural musical com a cultura védica. Os conceitos de Música e Educação Musical como Prática Ética proposto por Wayne Bowman e as compreensões da cultura védica por A. C. Baktivedanta Swami Prabhupada e Hridayananda Das Goswami constituíram meu referencial teórico juntamente com a compreensão de música como cultura. A presente Pesquisa-ação foi desenvolvida no Núcleo de Educação da Infância/ Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI/CAp – UFRN) na cidade do Natal-RN. Tendo em vista os objetivos da pesquisa a turma selecionada foi a Turma 4 A da Educação Infantil, último ano dessa etapa da educação. Os dados foram coletados a partir de áudios, diário de bordo, registros de imagem e vídeo e entrevista semiestruturada. Os resultados sinalizaram quatro enfoques principais: Bhuddhi Yoga: Uma Reflexão Sobre A Ação; Veda: Culturas Distintas, Valores Semelhantes; Maunan: Aqui e Agora e Kaumara: Do Imaginário ao Concreto, um Ato Criativo. Nessa perspectiva, esta pesquisa contribui para que a área da educação musical possa expandir suas propostas dentro de um viés ético comprometido com a diversidade. Conclui-se que é possível transpor a educação infantil e chegar aos demais níveis da educação básica trazendo possibilidades interculturais com práticas éticas e voltadas para o protagonismo dos alunos. As vivências que aqui se encontram também podem, em alguma instância, contribuir para a formação de professores na área da educação musical, especialmente na formação de um educador que vá além dos conteúdos técnicos musicais e envolva seus alunos nas atividades musicais de uma maneira prática como aborda Wayne Bowman. Além disso, a diversidade cultural na formação do professor é cada vez mais necessária e práticas com a cultura védica podem contribuir para a ampliação do repertório educativo musical dos professores.

Presidente - 2321206 - TAMAR GENZ GAULKE
Interno - 079.106.026-85 - MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA - UFRGS