ESTRATÉGIAS DE ESTUDO APLICADAS NA PARTE DA CLARINETA
PARA PERFORMANCE DO DUO PARA CLARINETA E FAGOTE DE GUERRA-PEIXE (1970)
Clarineta. Música de Câmara. Guerra-Peixe. Música Brasileira.
Esta pesquisa tem como principal objetivo propor estratégias de estudo a serem aplicadas para o desenvolvimento de habilidades para performance, na parte da clarineta, do Duo para clarineta e fagote de Guerra-Peixe (1970a), oferecendo soluções, a partir do manuscrito, em questões relacionadas à digitação, respiração e articulação em trechos específicos. A metodologia está dividida em cinco etapas: (1) pesquisa bibliográfica que procurou compreender as transformações estéticas sofridas pela obra de Guerra-Peixe (1970a), durante o período de 1950 a 1971; (2) coleta e obtenção de dados referente ao manuscrito (GUERRA-PEIXE, 1970a) e da edição de José Staneck (GUERRA-PEIXE, 1970b); (3) averiguação de possíveis divergências em trechos específicos da obra; (4) definição das categorias de dificuldades voltadas à digitação, respiração e articulação; e (5) proposição das estratégias de estudo, aplicadas na parte da clarineta, para performance do Duo para clarineta e fagote de Guerra-Peixe (1970a) oferecendo soluções, a partir do manuscrito. O referencial teórico teve como base os trabalhos de Ronkin; Benoit; Burlingame (1999), Campione (2001), Guy (2004) e Araújo (2016). As estratégias de estudo mencionadas no referencial teórico para o desenvolvimento de habilidades, na parte da clarineta, foram aplicadas em trechos específicos selecionados do Duo para clarineta e fagote de Guerra-Peixe (1970a) onde revelaram-se eficazes ao seu intento.