PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Teléfono/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: ITALO SOARES DA SILVA

DISCENTE : ITALO SOARES DA SILVA
DATA : 20/12/2019
LOCAL: Sala 22

EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA: ESTUDOS MULTICASOS SOBRE A PRÁXIS DOCENTE EM MÚSICA NO CONTEXTO ESCOLAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Educação Musical. Inclusão. Diversidade. Educação Básica. Formação de professores (as).

"O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001", cujo objetivo foi compreender a forma como professores (a) de música, em diferentes etapas da Educação Básica, lidam com a inclusão de alunos (as) com deficiência no estado do Rio Grande do Norte. A investigação que embasou a dissertação objetivou especificamente: I- Identificar as bases que orientam o planejamento dos (a) professores(a) de música da Educação Básica no que concerne à inclusão de alunos (as) com deficiência; II- Conhecer os princípios que norteiam as ações desses docentes em relação à inclusão de alunos (as) com deficiência; III- Identificar os desafios e estratégias dos (a) professores (a) para lidar com a inclusão na Educação Básica; e IV- Trazer reflexões sobre a avaliação dos (a) professores (a) no que diz respeito à própria atuação docente. Para discutir a forma como os (a) professores (a) lidam com a inclusão de alunos (as) com deficiência na Educação Básica utilizei os estudos de casos ou estudo de casos múltiplos, bem como a abordagem qualitativa (TRIVIÑOS, 1987, BOGDAN; BIKLEN, 1994; BRESLER, 2007) a partir de dados coletados por meio de técnicas e instrumentos, sendo esses a observação participante, o diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Além disso, realizei o registro de áudio por meio de gravações das entrevistas, transcrições das gravações, a pesquisa documental, bem como uma revisão de literatura que versa sobre a temática de música e inclusão no contexto escolar. Dessa forma, as discussões presentes nesse estudo dialogam com o referencial teórico baseado principalmente nas ideias de Freire (1967; 2005; 2007; 2009); Schön (2000); Pimenta (2010), juntamente com autores (as) que tratam sobre diferentes perspectivas as temáticas de formação de professores (as), educação musical, Educação Básica, Inclusão, Diversidade, Educação Inclusiva e Educação Especial. Com isso, ao direcionar o olhar para a práxis docente, foi possível compreender por meio da música, diversas outras formas de inclusão. Assim, constatei que a inclusão vai além do ato de incluir. Mas também é respeitar. Aceitar. Humanizar e humanizar-se. Sensibilidade. Afetividade. Inteligência. Reflexão. União. Superação. Cooperação. Participação. Doar-se. É Bem estar social. É compartilhar. É aprender junto. É preparar-se. É transformação. É capacidade de mudança. É um ato amoroso.

Externa à Instituição - CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA - UFPE
Externa ao Programa - 1545096 - DEBORA REGINA DE PAULA NUNES
Presidente - 1648016 - JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
Notícia cadastrada em: 10/12/2019 16:56