PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Teléfono/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: JOSÉ WASHINGTON FLORENCIO DA SILVA

DISCENTE : JOSÉ WASHINGTON FLORENCIO DA SILVA
DATA : 02/12/2019
LOCAL: Sala 18

ANSIEDADE NA PERFORMANCE MUSICAL: CONSTATAÇÃO E REALIZAÇÃO DE SIMULAÇÕES DE PERFORMANCE PARA REDUÇÃO DE SEUS EFEITOS, UMA ANÁLISE ATRAVÉS DA EXPERIENCI-AÇÃO NO ÂMBITO DA ESCOLA DE MÚSICA DA UFRN

Performance. Performance musical. Ansiedade. Ansiedade na performance musical. Simulações de performance.

Nesta pesquisa, aborda-se o tema ansiedade na performance musical. A ansiedade nem sempre é uma vilã, segundo Oliveira (2001), ela é uma reação normal e necessária do organismo. Esta reação deixa o performer em alerta, com a atenção aumentada, podendo ser benéfica para a realização de uma performance musical. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi definido como Objetivo Geral, investigar a prevalência da ansiedade na performance musical e como objetivos específicos, a investigação das situações, sintomas e o desenvolvimento de exercícios de simulação de performances realizados pelos alunos da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) em sala de aula, como forma de treinamento de adversidade/enfrentamento da ansiedade na performance musical e dessensibilização de seus efeitos. A abordagem metodológica adotada foi a Quali- Quantitativa, no entanto, após a realização das Etapas 1 e 2, adotou-se a junção da metodologia da Expeienci-Ação para o desenvolvimento da Etapa-3 desta pesquisa. O campo empírico foi constituído por 134 alunos dos Cursos de Bacharelado e Técnico em Música da EMUFRN. A partir da aplicação do questionário-1 ao público citado, identificou-se a existência da problemática pesquisada. Os procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento desta pesquisa foram: realização do levantamento bibliográfico a respeito do tema; elaboração e aplicação de questionários; delimitação do universo de pesquisa à turma de Graduação da disciplina ‘Preparação para o palco e performance’; aplicação do Estudo das Sete Habilidades (GREENE, 2001); filmagens de performances musicais e coleta de relatos dos 25 alunos participantes da turma citada anteriormente após exercícios de simulação de performances em sala de aula. Os resultados obtidos ao final desta pesquisa possibilitaram: elencar os principais sintomas; apontar as situações de performance provocadoras de ansiedade entre os performers; alertar quanto ao uso de substâncias lícitas ou ilícitas; desenvolver o treinamento de adversidade (simulações de performances em 03 situações), como estratégia de preparação para a performance musical no palco, através da Experienci-Ação (etapa-3).

Presidente - 1169086 - RANILSON BEZERRA DE FARIAS
Externa ao Programa - 1756394 - CAMILA TORRES MEIRELLES