PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Teléfono/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ WASHINGTON FLORENCIO DA SILVA

DISCENTE : JOSÉ WASHINGTON FLORENCIO DA SILVA
DATA : 17/06/2019
LOCAL: Sala 23

ANSIEDADE NA PERFORMANCE MUSICAL: SITUAÇÕES, SINTOMAS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO, EXPERIENCIADAS PELOS ALUNOS DA ESCOLA DE MÚSICA DA UFRN

Performance; Performance musical; Ansiedade; Ansiedade na performance musical; Estratégias.

Nesta pesquisa, aborda-se o tema ansiedade na performance musical, tema este que vem sendo bastante discutido entre pesquisadores da subárea da performance musical nos últimos anos. Analisando os estudos referentes a este assunto por meio das pesquisas já realizadas no Brasil e no exterior, passou-se à investigação das possibilidades de lidar com a ansiedade na performance musical. É importante mencionar que a ansiedade nem sempre é uma vilã, segundo Oliveira (2001), a ansiedade é uma reação normal e necessária do organismo. Esta reação deixa o performer em alerta e com a atenção aumentada, o que pode ser benéfico para a realização de uma performance musical. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi definido como Objetivo Geral, investigar a prevalência da ansiedade na performance musical; quais as situações, os sintomas e as estratégias de enfrentamento utilizadas pelos alunos da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN). A abordagem de pesquisa adotada inicialmente foi a quantitativa, no entanto, conforme os dados foram sendo coletados e analisados, passou-se ao desenvolvimento da abordagem quali-quanti. O campo empírico foi constituído por 134 alunos dos Cursos de Bacharelado e Técnico em Música da EMUFRN. A partir da aplicação de um questionário aplicado a este público citado, identificou-se a existência da problemática pesquisada. Os procedimentos de coleta de dados utilizados foram: realização de um levantamento bibliográfico a respeito do tema; delimitação do universo de pesquisa à turma de Graduação da disciplina „preparação para o palco e performance‟; aplicação de questionários; filmagens de performances musicais e coleta de relatos dos 25 alunos participantes da turma citada anteriormente após exercícios de simulações de performances em sala de aula. Através dos resultados obtidos no final desta pesquisa, foi possível elencar os principais sintomas, as situações de performance provocadoras de maior ansiedade entre os performers. Foram elencadas as estratégias de enfrentamento/simulações de performances utilizadas pelos alunos. Estas foram associandas às estratégias já desenvolvidas segundo a literatura, o que levou à sugestão de uma lista de estratégias que podem ser utilizadas pelos alunos em suas rotinas de estudos diários/preparação para a performance musical.

Externa ao Programa - 1756394 - CAMILA TORRES MEIRELLES
Externa à Instituição - ELIANE LEAO - UFG