PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Teléfono/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: ALEXANDRE HENRIQUE DE SIQUEIRA

DISCENTE : ALEXANDRE HENRIQUE DE SIQUEIRA
DATA : 13/12/2018
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica

CINCO PEÇAS PARA VIOLÃO DE AMARO SIQUEIRA: EDIÇÕES CRÍTICAS A PARTIR DE MANUSCRITOS

Violão. Amaro Siqueira. Cinco Peças. Metodologia de Edições Críticas.

Esta pesquisa tem por objetivo a realização de Edições Críticas de cinco peças para violão de Amaro Carvalho de Siqueira: Devaneios nº 1, Confidência, Valsa de Esquina nº 1, Valsa de Esquina nº 2 e Prelúdio nº 5 a partir da comparação entre manuscritos, autógrafos e fonogramas. A proposta consiste em uma introdução, com as motivações que levaram a esta pesquisa seguida da biografia do compositor, em que os primeiros dados são apresentados. Na sequência, são desenvolvidos os subsídios para a fundamentação teórica da dissertação, através dos quais pôde-se refletir sobre os direcionamentos às indagações referentes as edições musicais, bem como às questões interpretativas das peças. São apresentadas reflexões sobre as fontes manuscritas e as possíveis alterações nas edições, discutindo-se as prováveis razões das escolhas e delimitando os resultados para se chegar às edições críticas das obras do compositor, tendo sido também consideradas as informações de fonogramas existentes. Estabelecida esta metodologia de análise, na sequência, definiu-se o modelo de edição a ser adotado para a formatação das peças nas partituras, tendo Ricciardi (2015) como referencial teórico. O processo de Edição Crítica de cada peça, a partir dos manuscritos, passou por Revisão e/ou Correção, por Comentários e/ou Análise e Conclusões Parciais; nesta ordem. Apresenta-se, também, como consequência do processo, nas Conclusões Finais, algumas possibilidades técnico-interpretativas para as cinco músicas analisadas visando ampliar as informações referentes à performance de cada uma.

Externo à Instituição - EDDY LINCOLLN FREITAS DE SOUZA - IFCE
Externo ao Programa - 349806 - EUGENIO LIMA DE SOUZA