PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Teléfono/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: THIAGO SOUSA SILVEIRA

DISCENTE : THIAGO SOUSA SILVEIRA
DATA : 19/12/2018
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica

ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DA EMBOCADURA, TÉCNICA E PREPARAÇÃO PARA PERFORMANCE DO TROMPETISTA: um estudo autobiográfico considerando o uso do aparelho ortodôntico fixo

Performance musical. Aparelho ortodôntico. Embocadura. Prática do trompete

O presente trabalho trata de um estudo autobiográfico no qual é exposto uma relação interdisciplinar entre a Performance/Pedagogia instrumental e as Ciências da Saúde, nesse caso a Odontologia. Observando o uso do aparelho ortodôntico fixo em tal pratica, evidencia-se alguns problemas basilares relacionados ao funcionamento dos músculos da face, que, ao estarem diretamente em contato com os mecanismos do referido aparelho, acabam prejudicando o trabalho exercido pela embocadura, bem como o emprego da técnica no desempenho do trompetista. Vislumbrando o melhor entendimento dessa conjuntura, esta pesquisa divide-se em três capítulos, contemplando respectivamente os seguintes temas: A embocadura do trompetista: uma revisão dos aspectos pedagógicos e ortodônticos concernentes; Um relato autobiográfico dos processos de adaptação e desenvolvimento da embocadura no trompete em detrimento do uso do aparelho ortodôntico fixo; Uma abordagem analítica e avaliativa do desempenho técnico-instrumental e musical durante o recital de graduação. Com isto, são apresentadas as influencias que o uso do aparelho ortodôntico fixo pôde inferir no desenvolvimento da embocadura, da técnica e preparação para a performance do trompetista em questão, além das alternativas metodológicas encontradas para lidar com essa circunstância.

Externo à Instituição - AYRTON MUZEL BENCK FILHO - UFPB
Interno - 1627429 - RADEGUNDIS ARANHA TAVARES FEITOSA