PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Teléfono/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: MAÍRA SOARES CABRAL

DISCENTE : MAÍRA SOARES CABRAL
DATA : 06/09/2018
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica

Performance e Transmissão Musical no Coco de Zambê de Mestre Geraldo

Coco de Zambê. Performance. Transmissão Musical

O Coco de Zambê é uma das especificidades do gênero coco, e, segundo pesquisas já realizadas, ocorre exclusivamente no estado do Rio Grande do Norte. No Coco de Zambê de Mestre Geraldo apenas homens podem dançar ou executar os instrumentos além do fato de ser formado apenas por membros da família do próprio Mestre.Atualmente existem algumas pesquisas realizadas sobre esse tipo específico de coco, as quais podemos citar a de Cyro Lins (2009) realizada no Coco de Zambê de Sibaúma, os trabalhos de Jaildo Gurgel da Costa (2011) e Teodora Araújo (2006), que tratam mais especificamente do grupo aqui pesquisado, mas tratando de aspectos relacionados à dança (ARAUJO, 2006) e outros fazeres musicais da família do Mestre Geraldo (COSTA, 2011).Em nossa pesquisa observamos o contexto em que se faz a música do Coco de Zambê de Mestre Geraldo para que possamos também compreender suas práticas musicais e perceber de que maneira essas práticas e o próprio contexto são afetados pela música em si mesma. Outro aspecto pesquisado foi a transmissão musical dentro do grupo, visando não somente compreender como acontecem os processos de transmissão de aspectos musicais em si, mas mais amplamente de seus valores culturais.Buscou-se desse modo compreender as práticas musicais ocorrentes dentro do grupo a partir das noções de “música na cultura” e “música como cultura” (MERRIAN, 1964), visando entender como a o contexto influencia na estruturação da música por eles produzida, bem como compreender se o próprio contexto não é delineado a partir da música que fazem. Espera-se, então, que essa pesquisa, possa contribuir para a construção de conhecimentos sobre o gênero mais abrangente do coco, e mais especificamente, trazendo informações e análises sobre as práticas musicais do Coco de Zambê de Mestre Geraldo, sobre a manutenção e as mudanças ocorridas nessas práticas tendo a transmissão de conhecimentos como eixo central para esses processos.

Presidente - 1127895 - AGOSTINHO JORGE DE LIMA
Interno - 1648016 - JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
Externo à Instituição - MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA - UFRGS
Notícia cadastrada em: 07/08/2018 15:09