PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Teléfono/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: CAIO HIGOR MORAIS ARAUJO

DISCENTE : CAIO HIGOR MORAIS ARAUJO
DATA : 15/08/2018
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica

AÇÃO CULTURAL E EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA

educação básica; educação musical; ação cultural; transdisciplinaridade; políticas culturais; formação cultural;

Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no contexto da educação básica fundamentada no desenvolvimento de uma ação cultural, com o intuito de propor a ressignificação da instituição escolar enquanto espaço cultural na sociedade. Nesse sentido, apresento reflexões teóricas sobre os múltiplos significados dessa abordagem juntamente com colaborações práticas realizadas pelos membros da comunidade escolar (alunos, professores e gestores). Utilizo como referencial teórico autores que refletem sobre a educação musical na contemporaneidade, como Margarete Arroyo, Keith Swanwick e Luis R. S. Queiroz, dentre outros. Quanto à formação humana, apresento conceitos, valores e discussões relevantes sobre o tema da mudança de paradigmas no meio científico/acadêmico e sobre sua repercussão na educação básica. Para isso, recorro à produção intelectual de autores como Edgar Morin, Boaventura S. Santos, Fritjof Capra. Como metodologia, optei pela pesquisa participante, analisando o impacto da ação cultural denominada Música Potiguar na Escola (3° edição) realizada na Escola Municipal Ivonete Maciel de ensino fundamental I, na cidade de Natal/RN. Participaram desta pesquisa 02 educadores musicais, 14 professoras pedagogas, 06 professoras de disciplinas específicas, coordenadores e diretores que ajudaram a intermediar o processo. Nesse contexto, utilizei como técnicas de pesquisa, observação participante, entrevistas individuais e grupais, registros audiovisuais, diário de campo, pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados obtidos indicaram que esta ação cultural, a partir dos diversos conteúdos desenvolvidos, possui uma abordagem educacional de caráter transdisciplinar, capaz de mobilizar o diálogo entre diferentes linguagens (música, dança, teatro, artes visuais, literatura, língua de sinais). Concluo defendendo uma concepção de escola enquanto espaço cultural ativo na sociedade, onde é possível ressignificar a instituição e a prática docente com novas conexões entre os conteúdos curriculares e a participação da comunidade escolar em ações culturais e projetos pedagógicos transdisciplinares. A ação cultural deve tornar a escola num local propício ao diálogo e ao exercício da produção, criação e circulação das culturas, reduzindo o acesso desigual aos bens simbólicos na sociedade.

Interno - 1127895 - AGOSTINHO JORGE DE LIMA
Externo à Instituição - ELIANE LEAO - UFG
Presidente - 1149577 - VALERIA LAZARO DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 01/08/2018 14:54