PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Teléfono/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAIO HIGOR MORAIS ARAUJO

DISCENTE : CAIO HIGOR MORAIS ARAUJO
DATA : 29/09/2017
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica

Educação Musical e Ação Cultural na Educação Básica: análise do projeto “Música Potiguar na Escola”

educação musical; ação cultural; políticas culturais; educação básica;

Esta dissertação aborda a situação da educação musical no Brasil na atualidade, pautada pela valorização da diversidade. Nessa perspectiva, destaco a importância da interação com essa diversidade através de outros agentes musicais e espaços culturais para o desenvolvimento de projetos culturais nas escolas, de modo a incentivar a participação da comunidade escolar, contribuindo para a ressignificação da instituição escolar enquanto espaço cultural na sociedade.

Para tanto, o objetivo geral é investigar a formação musical de professores e alunos a partir de uma ação cultural na escola, buscando também investigar como os professores da escola se apropriaram da temática do projeto para o planejamento das atividades em sala de aula; investigar a perspectiva dos alunos sobre a realização do projeto; difundir a valorização da escola como espaço democrático para a circulação das culturas na sociedade.

Nesse sentido, exploro o conceito de ação cultural adaptando-o ao contexto da educação musical na escola básica; apresento referências de políticas culturais para a ação cultural na educação e levanto os objetivos e metas dos principais documentos norteadores para essa prática na escola. Por fim, defendo a concepção da escola enquanto espaço cultural ativo na sociedade, onde são possíveis novas conexões entre os conteúdos curriculares e a participação da comunidade escolar em projetos culturais, bem como o empoderamento dos educadores musicais para ressignificarem a instituição escolar e o setor de produção cultural na sociedade. Através da terceira edição do projeto Música Potiguar na Escola, realizado numa escola de ensino fundamental I, envolvendo a participação dos professores da escola, da equipe de coordenadores pedagógicos e do artista potiguar Carlos Zens, a pesquisa se caracteriza como uma pesqusisa qualitativa participativa e também faz uso de técnicas etnográficas.

Como resultados parciais, identificamos que: a ação cultural na escola possibilita experiências significativas para a formação musical de alunos e professores; a ação cultural na escola promove uma integração entre toda a comunidade escolar; a educação musical é uma área propícia a abordagens inter/transdisciplinares; existem lacunas na formação inicial e continuada de professores em relação ao desenvolvimento de projetos de ação cultural nas escolas; existem barreiras nas políticas culturais e nas instituições ligadas a educação que dificultam a realização destes projetos;  e que a ação cultural na escola, diante a influência da indústria midiática, possibilita um acesso mais democrático, sobretudo à diversidade musical da cultura popular.

Interno - 1127895 - AGOSTINHO JORGE DE LIMA
Externo ao Programa - 298980 - ELIANE LEAO