PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Teléfono/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE HERIKSON DANTAS DO AMARAL

DISCENTE : JOSE HERIKSON DANTAS DO AMARAL
DATA : 15/09/2017
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica

SABERES DOCENTES NO ENSINO DE MÚSICA EM BANDAS DE MÚSICA: um estudo multicaso com três maestros no Alto Oeste Potiguar

Saberes docentes; banda de música; maestros de banda

Este trabalho se propõe a  estudar sobre quais saberes são mobilizados por maestros que atuam em bandas de música da região do Alto Oeste Potiguar. Trago como fundamentação teórica os estudos de Maurice Tardif (2014) sobre os saberes docentes em diálogo com outros autores da educação musical que tratam sobre o assunto. A metodologia empregada tem uma abordagem qualitativa, em que foi escolhido como técnica de pesquisa, o estudo multicaso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, gravações de vídeo, observações e outros documentos. Foram selecionados três maestros com perfis com formações distintas, sendo um bacharel, um licenciado e um autodidata, atuantes, cada um, em uma das bandas de música do Alto Oeste Potiguar. Os dados ainda estão sendo coletados e submetidos a análise.

Interno - 784.460.746-72 - LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ - UFPB
Externo à Instituição - MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA - UFRGS