PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Teléfono/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: FLÁVIO DAVINO DE OLIVEIRA

DISCENTE : FLÁVIO DAVINO DE OLIVEIRA
DATA : 12/06/2017
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica

UMA ABORDAGEM INTERPRETATIVA DOS TRÊS ESTUDOS PARA TROMBONE Á VARA E PIANO DO COMPOSITOR JOSÉ SIQUEIRA.

Trombone. José Siqueira. Interpretação. Três estudos para Trombone á vara e Piano.

Esse artigo oferece uma abordagem interpretativa dos três estudos para trombone e piano do compositor José Siqueira. Tem como objetivo, auxiliar trombonistas que queiram interpretar a obra bem como difundi-la no âmbito acadêmico, tendo em vista que prevalecem nas instituições de ensinos obras de compositores estrangeiros no repertório camerístico para trombone. A obra mostra dificuldades nas questões interpretativas e na sua execução técnica no movimento da vara, além de apresentar diversas questões peculiares como o uso da surdina, efeitos do glissando e ornamentos como o trinado. A peça torna-se interessante também em evidenciar aspectos regionais da música brasileira além de exaltar o trabalho de compositores nacionais. Vale salientar que a obra se faz presente no repertório de músicos importantes e é encontrada nos programas de concursos tanto para trombonistas como para co-repetidores em piano. Outro fato importante e que deve ser ressaltado sobre os Três estudos é que existem três gravações da obra. Portanto, sugere-se quatro métodos para trombone – Bordogni (1928), Arban (1936), Gillis (1966) e Lafosse (1924) como ferramentas para auxiliar na execução técnica do instrumento. As sugestões interpretativas apresentadas devem ser vistas como facilitadoras para futuras execuções da obra e não exigências para a interpretação nos três estudos.

Interno - 277370 - ANDRE LUIZ MUNIZ OLIVEIRA
Interno - 1808640 - DURVAL DA NOBREGA CESETTI
Presidente - 1149504 - RUCKER BEZERRA DE QUEIROZ
Notícia cadastrada em: 29/05/2017 08:31