PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Teléfono/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: KLEBER DA SILVA MOREIRA

DISCENTE : KLEBER DA SILVA MOREIRA
DATA : 30/09/2016
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica

“O coco do meu pai”:Transmissão musical no grupo Coco de roda do Mestre Severino

transmissão, coco, memória, Mestre Severino.

O presente trabalho trata da transmissão de conhecimento musical no grupo Coco de Roda do Mestre Severino. Abordo aqui os processos e estratégias utilizadas no grupo para a apreensão e difusão da brincadeira do coco no contexto das culturas singulares de tradição oral. O grupo apresenta características peculiares acerca de sua formação, em que os integrantes da brincadeira não fazem parte do seio familiar do Mestre nem fazem parte de sua comunidade. Para realizar essa pesquisa em um contexto tão complexo, utilizo o método do estudo de caso etnográfico, assim como as técnicas provenientes da etnografia, como a observação participante, entrevistas semiestruturadas e não estruturadas, conversas informais, transcrições de áudios e vídeos de ensaios e apresentações, assim como do processo de gravação do segundo CD do grupo. Balizo esta pesquisa com os pressupostos teóricos da antropologia, sociologia, etnomusicologia e educação musical, a fim de discutir os conceitos referentes à transmissão, cultura, cultura popular, coco, tradição e memória.

Presidente - 1127895 - AGOSTINHO JORGE DE LIMA
Externo ao Programa - 2200162 - TEODORA DE ARAUJO ALVES