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Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDIER RIBEIRO SANTOS JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALDIER RIBEIRO SANTOS JUNIOR
DATA : 29/09/2016
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica
TÍTULO:

FORMAÇÃO MUSICAL E AUTONOMIA: Compreensões a partir de um estudo com músicos populares.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação musical. Autonomia na formação. Música popular. Espaços de formação. Aprendizagem musical.


PÁGINAS: 86
RESUMO:

Os diversos espaços em que os músicos transitam em busca da sua formação são assuntos em debate na atualidade. Diante disso, a Educação Musical, pensada como a área que investiga a complexidade que há no envolvimento entre a música e os indivíduos, certamente está atenta em perceber os distintos ambientes em que acontece a aprendizagem musical. O presente trabalho tem como alvo a compreensão aprofundada a respeito dos espaços formativos os quais delineiam a autonomia dos músicos populares. Nesse sentido, proponho concretizar os objetivos da pesquisa por meio do olhar científico sobre a formação musical autônoma dos músicos populares, tendo os instrumentistas Eduardo Taufic e Jubileu Filho como o campo empírico. O trabalho traz uma revisão de literatura com o fito de demonstrar o avanço das pesquisas sobre o tema. A fundamentação teórica enaltece o debate, apontando as inferências dos autores em constantes interlocuções com o tema. O estudo de caso, alicerçado numa abordagem qualitativa, é o procedimento metodológico proposto. Na coleta de dados, foram usados o questionário, a observação direta e a entrevista semiestruturada. Além disso, o uso de fotografias colaborou com os aspectos visuais do trabalho, possibilitando maiores análises. A organização e, posteriormente, a análise dos dados foram materializadas sob a ótica da Análise Textual Discursiva. Por meio desta, as unidades de análises e categoriais iniciais convergiram-se nas categoriais finais, proporcionando o alinhamento textual a partir de três pontos centrais: formação musical inicial, formação musical em distintos espaços e formação musical em contextos de profissionalização. Diante disso, a categorização oportunizou a compreensão sobre os diversos espaços formativos em que músicos populares transitam desde os seus primeiros contatos com a música até a fase da atuação profissional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1648016 - JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
Interno - 784.460.746-72 - LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ - UFPB
Externo à Instituição - MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA - UFRGS
Notícia cadastrada em: 21/09/2016 10:11
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