PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Teléfono/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: ISRAEL VICTOR LOPES DA SILVA

DISCENTE: ISRAEL VICTOR LOPES DA SILVA
DATA: 16/12/2015
LOCAL: Sala 22 Escola de Música da UFRN

ASPECTOS TÉCNICO-INTERPRETATIVOS NO QUARTETO DE CORDAS Nº 2 DE GUERRA-PEIXE

Música do seculo XX; Guerra-Peixe; Música de Câmara; Quarteto de Cordas.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
ESPECIALIDADE: Instrumentação Musical

Aspectos técnico-interpretativos no Quarteto de Cordas Nº 2 de Guerra-Peixe vai abordar essa obra de um compositor, considerado um dos grandes expoentes da música brasileira do século XX, que desenvolveu várias vertentes em sua carreira, como musicólogo, intérprete, compositor, arranjador de rádio e cinema, entre outras. Nesse trabalho, procuraremos visualizar na obra em questão seus estilos composicionais, apontando fontes que ele tenha bebido e oferecendo os elementos que subsidiarão escolhas técnico-interpretativas para os futuros intérpretes dessa obra. Com esse fim, foi realizada umaanálise fonográfica comparativa entre gravações de importantes quartetos brasileiros, entrevistas com músicos de relevância no cenário nacional e experimentações em ensaios e recitais, sempre fazendo uma ponte do Quartetocom outras obras do compositor. Concomitantemente, foi realizada análise musicográfica entre edições manuscritas pelo próprio compositor, culminando com uma própria edição revista.

Interno - 277370 - ANDRE LUIZ MUNIZ OLIVEIRA
Externo à Instituição - NELSON CAVALCANTI DE ALMEIDA - UFPE