PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Teléfono/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: ARTUR PESSOA PORPINO DIAS

DISCENTE: ARTUR PESSOA PORPINO DIAS
DATA: 29/10/2015
LOCAL: Sala 22 Escola de Música da UFRN

As relações entre o contexto dos alunos e suas concepções sobre ensino de música na educação básica

Educação Musical, Contexto, Concepções, Educação Básica.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música

Por intermédio de uma experiência compartilhada com jovens educandos provenientes de uma escola localizada em uma periferia de Natal/RN, busco, neste trabalho, identificar relações entre o contexto em questão e as concepcções e expectativas que alunos imersos nele tem sobre ensino de música na educação básica. Na fundamentação teórica, apresento um histórico da Modernidade na Educação e na Educação Musical e apresento traços de manifestação deste paradigma ainda na contemporaneidade. Assim, são evidenciadas adversidades educacionais provenientes de propostas da Modernidade na Educação (Musical), tais como o enquadramento metodológico, a sistematização engessada das ações pedagógicas, a uniformização dos alunos, o distanciamento entre alunos e professores, a incoerência entre a experiência dos alunos e conteúdos apresentados. Em seguida, apresento que, dentre outros fatores, o amadurecimento das áreas da Antropologia e Etnomusicologia contribuíram para a crise da Modernidade e indico aspectos referentes ao paradigma da contemporaneidade na Educação e na Educação Musical. Apresento como símbolo relevante no ideal contemporâneo educacional a construção de pontes entre educador e educandos, que, de um lado para o outro, conectam realidades, culturas, saberes, abordagens e intercâmbios sociais. Assim, evidencio a importância da aproximação entre o educador e os educandos e seus contextos para o desenvolvimento de práticas educacionais significativas. Em um aprofundamento neste tema, exponho uma breve revisão de literatura sobre a importância de ouvir a voz do alunado, expondo estudos que apresentam experiências práticas de melhora escolar a partir da escuta da voz do alunado e, mais especificamente, estudos sobre sobre a escuta das concepções dos educandos na Educação Musical. Para cumprir com o objetivo de identificar as relações entre o contexto dos alunos e suas concepções sobre ensino de música na educação básica, foram utilizados os instrumentos de coleta de dados: observação participante, diário de campo, registros fotográficos, entrevistas e grupos focais. Na delimitação do contexto, foram traçados dados acerca do bairro - incluindo histórico, índice de qualidade de vida e estudos da violência - assim como informações acerca da escola. Descrevo, sob um olhar etnográfico, algumas vivências no espaço escolar, compartilhadas com alunos e funcionários, as quais auxiliaram na compreensão do contexto investigado. A partir das informações coletadas nos grupos focais, delineio uma série de informações referentes aos seguintes tópicos: Problemas sociais, Perspectivas de vida, Atividades extra-escolares e hobbies, Religião, Conhecimentos musicais, Contatos musicais na escola, Contatos musicais fora da escola, Preferências musicais, Concepções e expectativas quanto às aulas de música. A análise de dados ainda está em andamento.

Presidente - 1648016 - JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
Interno - 1127895 - AGOSTINHO JORGE DE LIMA