PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Teléfono/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDO BUENO MENINO

DISCENTE: FERNANDO BUENO MENINO
DATA: 11/08/2015
LOCAL: Sala 22 Escola de Música da UFRN

NOVAS POSSIBILIDADES DE INTERPRETAÇÃO ENVOLVENDO INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO E RECURSOS TECNOLOGICOS NAS OBRAS DE STEVE REICH

Steve Reich, Minimalismo, Percussão, Dispositivos eletrônicos, Adaptação.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música

O presente trabalho tem por finalidade apresentar novas tendências interpretativas em obras do compositor norte-americano Steve Reich (1936 -). Ao depararmos com a produção composicional de Reich, podemos constatar, até o presente momento, a ausência de obras compostas especificamente para instrumentos de percussão solo. Diante do desejo de executar algumas obras de Steve Reich no formato solo, alguns intérpretes percussionistas vêm desenvolvendo novas maneiras de adaptar e arranjar para um único intérprete obras escritas originalmente para outros instrumentos, ou outras formações instrumentais. Através deste viés, o autor sentiu-se entusiasmado e encorajado para realizar suas próprias adaptações e arranjos utilizando instrumentos de percussão e dispositivos eletrônicos.

Para entendermos melhor os processos composicionais utilizados por Reich em suas músicas, iremos analisar o contexto sócio-histórico em que as obras contidas na pesquisa estão inseridas, assim como o movimento musical em que fazem parte, o Minimalismo. Demonstraremos versões e arranjos de intérpretes que vêm desenvolvendo adaptações para um único intérprete nas obras de Reich, com ou sem a inserção de dispositivos eletrônicos. E por último, iremos relatar os arranjos e adaptações realizados pelo autor em duas obras de Reich, para instrumentos de percussão e dispositivos eletrônicos, descrevendo assim os processos utilizados para a implementação, e os resultados obtidos através das experimentações realizadas na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Presidente - 1731258 - CLEBER DA SILVEIRA CAMPOS
Interno - 1648016 - JEAN JOUBERT FREITAS MENDES