PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Teléfono/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: JACÓ SILVA FREIRE

DISCENTE: JACÓ SILVA FREIRE
DATA: 26/09/2014
LOCAL: Sala 22 Escola de Música da UFRN

ENSINO E APRENDIZAGEM DE VIOLÃO NA UFRN

Concepções de Ensino, Concepções de Aprendizagem, Pedagogia do Violão, Educação musical.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música

O ensino do instrumento no Brasil tem sido mais amplamente estudado pela educação musical nos últimos anos, constituindo um campo significativo de investigação científica. Este trabalho se atém a análise de uma realidade do ensino de instrumento, considerando de maneira mais específica o ensino de violão. De maneira pontual, aborda a realidade do ensino de violão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), considerando cursos específicos do instrumento nesta instituição. Assim, o presente trabalho foi pautado pelo objetivo de compreender as concepções, conteúdos e perspectivas didáticas e metodológicas que constituem o ensino e aprendizagem de violão na UFRN. Para alcançar este objetivo principal, buscou-se verificar, em linhas gerais: 1) as perspectivas teóricas, metodológicas e de conteúdos que embasam formação em violão nos cursos de música da UFRN; 2) as funções e objetivos das disciplinas de violão nos Cursos; 3) o perfil dos professores e alunos das disciplinas de violão; e, 4) as expectativas, objetivos e demandas dos sujeitos diretamente envolvidos nessas propostas de ensino musical; e, 5) as concepções acerca das práticas de formação e das metodologias de ensino que caracterizam a ação docente. Em consonância com os objetivos, o norteamento metodológico se pautou pelo paradigma qualitativo. Assim, os procedimentos de coleta de dados envolvidos foram: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, realização de entrevistas com os professores e aplicação de questionários. Posteriormente, esses dados foram sistematicamente organizados e analisados em sintonia com as características da pesquisa aqui apresentada. Portanto, busca-se como resultados para esta pesquisa evidenciar as concepções, conteúdos e perspectivas didáticas e metodológicas no contexto de ensino e aprendizagem de violão no campo empírico estudado. E assim, tecer relações entre este contexto e a literatura. Deste modo, serão percebidos, analisados e demonstrados quais as perspectivas para o ensino de instrumento na contemporaneidade, com especial atenção para o ensino de violão.

Interno - 1518400 - FABIO SOREN PRESGRAVE
Interno - 1648016 - JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
Presidente - 784.460.746-72 - LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ - UFPB
Notícia cadastrada em: 16/09/2014 15:27