Título: Concepção Arquitetônica e Sustentabilidade Ambiental: proposta de um edifício educacional técnico e profissionalizante para Parelhas/RN
Palavras-chave: Certificação ambiental de edificações; sustentabilidade ambiental; concepção projetual; expressão arquitetônica sustentável.
Resumo: Com a finalidade de compreender o papel do arquiteto na busca por construções sustentáveis, a presente dissertação estuda a certificação ambiental de edificações que mais vem sendo aplicada no Brasil, o Leadership in Energy and Environmental Design – LEED, tomando-a como instrumento base para a elaboração de projetos considerados ambientalmente eficientes. A intenção é fazer uma análise dos seus critérios de avaliação e absorver no processo projetual aqueles aspectos intrinsecamente relacionados à prática arquitetônica e a partir daí, elaborar um projeto para uma edificação educacional de nível técnico e profissionalizante, rebatendo os pontos destacados na análise. Pretende-se, ao final da pesquisa, perceber se as premissas sustentáveis interferem na expressão e/ou na concepção arquitetônica e de que maneira. Nesse momento, a pesquisa encontra-se em fase de concepção projetual, já tendo sido analisados os critérios do LEED e realizadas as etapas pré-projetuais e definição do partido arquitetônico, bem como estudos de projetos referências. As próximas etapas envolvem a avaliação do desempenho das soluções empregadas, bem como dos materiais selecionados e o detalhamento de todo o projeto arquitetônico.