Banca de DEFESA: SABRINNY RAKEL SILVA DE LIMA

DISCENTE : SABRINNY RAKEL SILVA DE LIMA
DATA : 29/07/2020
LOCAL: Sala virtual de videoconferência WEB do RNP

RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI COM ÊNFASE NO CONFORTO TÉRMICO

Projeto Arquitetônico. Restaurante Universitário. Conforto térmico.
Usuário. Integração.

Este trabalho final de mestrado profissional consiste em uma proposta arquitetônica de um restaurante universitário para o campus Juazeiro do Norte, pertencente à Universidade Federal do Cariri (UFCA), sendo a ênfase principal do projeto o conforto térmico. Este documento é composto por relatório técnico e anteprojeto arquitetônico. Foi desenvolvido com o objetivo de melhor compreender as características específicas de planejamento, implantação e funcionamento de restaurantes universitários, e projetar um edifício que respeite as diretrizes bioclimáticas da região em que se insere, relacionando-se, também, de forma positiva com a comunidade acadêmica da UFCA. A proposta procura fazer face à problemática desse tipo de edifício, que, em muitos casos, não se adequam ao clima nem às necessidades de seus usuários, fatos recorrentemente vivenciados na vida acadêmica e na prática profissional. O campus da UFCA em Juazeiro do Norte está em processo de expansão, demandando a construção de um restaurante que corresponda às necessidades da instituição e possua boas condições de conforto térmico. Para desenvolver a proposta arquitetônica, foi inicialmente realizado um aprofundamento teórico-conceitual sobre o tema de restaurantes, através de pesquisas bibliográficas e estudos de referências projetuais correlatas. Com base nesses estudos e em informações coletadas na Instituição, foi desenvolvida a programação arquitetônica, com definição dos dilemas e metas do projeto, layout e dimensionamento dos ambientes. A partir dessa base, e com o auxílio das disciplinas do curso, o processo projetual foi gradualmente sendo desenvolvido e mapeado, através de diversas formas de registro em meios analógicos e digitais, desde as etapas iniciais de estudos de condicionantes, concepção e desenvolvimento do partido arquitetônico, passando pela proposta preliminar apresentada na qualificação, até chegar ao anteprojeto e relatório técnico aqui apresentados. Em seus objetivos específicos, o trabalho procurou estudar estratégias arquitetônicas para proporcionar o conforto térmico e integrar o edifício ao campus da Universidade, estimulando, desse modo, o uso adequado dos espaços coletivos e sua socialização. Como resultado dos estudos funcionais, formais e das simulações de conforto realizados, chegou-se à proposta de uma edificação compatível com as condições ambientais da região e conectada com os espaços comunitários.

Interna - 3105236 - LUCIANA DE MEDEIROS
Presidente - 1298938 - MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO