Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELLA PRISCYLA GOMES BULHÕES

DISCENTE : RAFAELLA PRISCYLA GOMES BULHÕES
DATA : 16/09/2019
LOCAL: Miniauditório do PPGAU

PLURAL - Anteprojeto de uma escola pública integral de ensino infantil com referência na Base Nacional Comum Curricular

Projeto Arquitetônico; Arquitetura Escolar; Educação Infantil; Base Nacional Comum Curricular.

Este documento, para qualificação de mestrado profissional, tem como ponto de partida a relação entre a arquitetura e a educação voltada para crianças de dois a seis anos de idade. Com o objetivo geral de elaborar o anteprojeto arquitetônico de uma Instituição Pública de Ensino Infantil a partir da compreensão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - norma que define o conjunto de aprendizagens a serem desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Segundo a BNCC os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa de ensino são as interações e as brincadeiras. Dessa forma, o espaço deve proporcionar condições para ser usufruído em benefício do desenvolvimento e da aprendizagem, sendo versátil, permeável e sujeito às modificações em função das diferentes atividades desenvolvidas. Outra questão importante é a interação que a comunidade escolar deve estabelecer com a população local. Um diálogo que é favorecido pela arquitetura por meio da permeabilidade visual, cuidado com o paisagismo externo, criação de espaços de convivência, dentre outros aspectos. Para o desenvolvimento da proposta arquitetônica, foi inicialmente realizado um aprofundamento teórico-conceitual sobre o tema, através de pesquisas bibliográficas e estudos de referências projetuais. Em seguida, foi desenvolvida a programação arquitetônica, com definição de dilemas e metas do projeto, conceito e partido arquitetônico. A partir dessa base, e com o auxílio das disciplinas do curso, o processo projetual foi gradualmente sendo desenvolvido e mapeado, por meio de diversas modalidades de registro em meios analógicos e digitais. Para essa qualificação o resultado final é apresentado por meio de Estudo Preliminar da escola, com planta baixa, cortes, fachadas, maquete eletrônica.

Interna - 3549781 - BIANCA CARLA DANTAS DE ARAUJO
Externa à Instituição - CÍNTIA CAMILA LIBERALINO VIEGAS - FAL