Banca de DEFESA: JACIARA LOPES DA SILVA

DISCENTE : JACIARA LOPES DA SILVA
DATA : 08/06/2018
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN

Projeto do auditório do IFPB campus Guarabira com uso de critérios de conforto ambiental e eficiência energética

auditório, acústica, eficiência energética.

A expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, iniciada em 2008, com a criação dos Institutos Federais, entre os quais o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), proporcionou um grande crescimento para estas instituições. Em sua terceira fase, iniciada em 2012, contemplou na Paraíba a construção de seis novos campi, entre os quais o campus Guarabira. Inicialmente, apenas os blocos essenciais para o funcionamento da instituição foram construídos, em virtude de limitações orçamentárias, com isso, mesmo após inaugurado o campus Guarabira não possui várias das edificações previstas em sua implantação, entre elas o Auditório. Além disso, atualmente, a preocupação com a sustentabilidade e a eficiência energética tem sido cada vez mais presentes em projetos da Administração Pública Federal, inclusive com normativas orientando sobre a adoção de critérios sustentáveis em projetos e obras, assim como para a elaboração de projetos visando obter a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) classe A. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo elaborar o projeto de um Auditório para o campus do IFPB em Guarabira que atendesse aos critérios de iluminação e ventilação naturais, de eficiência energética e de desempenho acústico adequado ao uso. Além disso, o projeto procurou atender a quatro premissas: aproveitar a topografia do terreno, criando uma área de convivência no primeiro pavimento e mantendo a relação da edificação com o entorno imediato; estudar a locação do edifício no terreno visando à atenuação do ruído e ao aproveitamento da iluminação e ventilação naturais; buscar uma forma da edificação que mantivesse uma relação direta com a sua atividade, atendesse aos condicionantes acústicos e visuais e proporcionasse flexibilidade ao espaço; e adotar uma envoltória que respondesse às questões acústicas, térmicas, lumínicas e energéticas. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica nas áreas de acústica arquitetônica, arquitetura bioclimática, conforto térmico e visual e eficiência energética; estudos de projetos precedentes e dos condicionantes legais e do local do projeto; mapeamento acústico do terreno, maquete; simulações de geometria solar, de sombreamento, de pressão do ar e estudo de iluminância; além de cálculos para verificação do tempo de reverberação, do isolamento acústico das paredes, taxa de ventilação e de renovação do ar e de eficiência energética. Resultando em um projeto que proporciona o conforto ambiental aos usuários com eficiência no uso dos recursos energéticos, além de estar em consonância com o entorno e formalmente atendendo aos critérios propostos na pesquisa.

Presidente - 3549781 - BIANCA CARLA DANTAS DE ARAUJO
Interno - 1804939 - SOLANGE VIRGINIA GALARCA GOULART